Tecpar apresenta soluções para o setor de transportes à Fetranspar 22/09/2021 - 08:14

As soluções desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) voltadas ao setor de transportes foram apresentadas, nesta terça-feira (21), em uma reunião realizada na Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar). O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, foram recebidos pelo presidente da Federação, coronel Sérgio Malucelli.

Entre as soluções disponíveis estão a análise de qualidade de combustíveis, a certificação ISO 39001:2015 - normativa internacional que busca reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito - além de consultorias técnicas e demais ensaios realizados no complexo laboratorial do Tecpar. 

Jorge Callado destacou o comprometimento do Instituto em oferecer soluções para o setor produtivo, e ressaltou a importância de estabelecer uma parceria com a Fetranspar para ampliar o acesso à certificação ISO 39001. “Além de agregar valor aos serviços de transporte rodoviário, ao adotar desta normativa as empresas têm condições de atingir as metas de segurança e responsabilidade social, reduzir os custos por meio da melhoria da eficiência e serem reconhecidas como pioneiras nesta certificação”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar.

O presidente da Fetranspar afirmou que o setor de transporte de cargas rodoviário é bastante dinâmico, atento as tendências e as novas tecnologias e disposto a apoiar iniciativas que possam preservar a qualidade de vida dos profissionais que nele atuam. “As soluções hoje apresentadas pela direção do Tecpar vão ao encontro dessa necessidade e tenho a certeza de que podemos firmar boas parcerias que possam ser produtivas a todos”, afirmou Malucelli, que também preside o Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná.   

CERTIFICAÇÃO - O Tecpar Certificação é a divisão do instituto responsável pela certificação de produtos e sistemas em todo o Brasil. A unidade foi responsável por conceder as duas primeiras certificações do sistema de gestão de segurança viária do país (ISO 9001/2015) e a primeira para uma transportadora do estado de São Paulo.

IS0 9001 – A norma ISO 39001:2015 é aplicável a qualquer organização pública ou privada envolvida na gestão de veículos, infraestrutura de transportes ou que podem influenciar o tráfego gerado por suas atividades. O Sistema de Gestão de Segurança Viária pode proteger não só a segurança dos funcionários, mas também de clientes, usuários ou partes interessadas.

Na área financeira, os benefícios vêm da redução dos custos de reparo dos danos causados à frota, diminuição do número de pedidos de indenização e prêmios de seguro. Durante a auditoria, são itens possíveis de verificação, por exemplo, a orientação para que os condutores trafeguem dentro dos limites de velocidade e o planejamento do trajeto para garantir rotas, velocidades e horas de condução mais apropriadas.

COMBUSTÍVEIS – O Tecpar também conta com um laboratório de combustíveis, lubrificantes e gás natural, onde são feitos ensaios que analisam a composição e a qualidade de biocombustíveis e suas matérias-primas e de derivados de petróleo, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). O Instituto também faz a avaliação de conformidade e controle de qualidade de combustíveis, biocombustíveis e outros fluídos em geral.