Tecpar chega a 110 certificações ISO 9001 concedidas em 2021 22/12/2021 - 10:23

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) chegou a 110 certificações de Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 concedidas em 2021, a empresas de todo o País. Só no Paraná foram 96 certificações. O número representa quase a metade (48,5%) do total de empresas que receberam o reconhecimento no Estado este ano, segundo o Sistema de Gerenciamento de Certificados (Certifiq), do Inmetro. De janeiro a dezembro, 266 certificações ISO 9001 foram concedidas no Estado.

É também o maior o número de certificações feitas pelo Tecpar nos últimos anos: em 2020 foram 47 certificações; em 2019 foram 41 e em 2018 o Tecpar certificou 82 empresas.

A ISO 9001 é a norma internacional mais utilizada mundialmente, sendo a referência para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em diversos países. O reconhecimento é buscado por empresas, grandes corporações industriais ou microempresas, que trabalham para enfrentar e superar os desafios relacionados com a gestão da qualidade dos seus processos, com impacto direto em seus produtos e serviços.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que o instituto apoia as instituições na obtenção da certificação ISO, como forma de contribuir na melhoria contínua de toda cadeia produtiva. “O Tecpar oferece a certificação para que a instituição que busca a qualidade total possa comprovar o uso de métodos e ferramentas de gestão que possibilitam ganhos de eficiência e resultados”, ressalta.

A adoção da norma ISO 9001 é importante para o comércio internacional, já que traz credibilidade e contribui para o atendimento de exigências técnicas. Além disso, facilita as transações comerciais em geral ao conceder uma garantia de conformidade da gestão da qualidade dos processos e serviços e de cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores.

QUALIDADE CERTIFICADA – Entre as empresas certificadas com a ISO 9001 em 2021 está a Plush Gerenciamento de Resíduos, cliente do Tecpar Certificação desde 2018. A empresa, de Curitiba, também já é certificada pelo Tecpar com a ISO 14001 (Gestão Ambiental) e pela ISO  45001 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Para Márcia Lipori, diretora administrativa da Plush, ter a certificação é um diferencial de mercado, porque a cada dia a concorrência está mais acirrada. “Só se manterão no mercado as empresas que buscarem continuamente a melhoria da própria gestão, padronizando seus produtos e satisfazendo seus clientes”, afirma.

Ela conta que escolheu Tecpar como organismo certificador devido à indicação de vários empresários e pela reputação. Segundo a diretora administrativa, o processo de certificação é longo e laborioso, mas muito compensador e construtivo.

“Todos os auditores enviados pelo Tecpar foram muito metódicos e exigentes, e nos deixaram um pouco de sua vasta experiência e ampla visão da norma em nosso sistema de gestão, fomentando o tão almejado processo de melhoria contínua”, afirma Márcia.

“Os resultados são visíveis, como a qualificação da mão de obra, engajamento de colaboradores, redução do desperdício, melhorias na infraestrutura, aumento da competitividade e maior satisfação dos clientes”.

PASSO A PASSO – A gerente do Tecpar Certificação, Lorena Dambiski, explica que o primeiro passo para implantação da ISO 9001 em uma empresa, independente do seu porte, é fazer um diagnóstico preciso do seu sistema de gestão da qualidade. “Dessa forma, será possível levantar os pontos de melhoria e necessidades, que vão contribuir para planejar o sistema a ser implantado”, afirma. 

Com o planejamento definido, é hora de implementar os requisitos exigidos pela norma ISO 9001:2015. É importante que todos os colaboradores estejam envolvidos em todas as etapas do processo, e estejam engajados em busca da conquista da certificação.

De acordo com Lorena, após esta etapa, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está de acordo com a norma. Se todas as exigências forem atendidas, o certificado é concedido.

A certificação é válida por três anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação, chamada de recertificação, para verificar quais foram as melhorias realizadas nesse período e de que forma o Sistema de Gestão da Qualidade evoluiu.

O prazo de duração do processo – do diagnóstico à certificação – vai depender de uma série de fatores, como porte e segmento da empresa, número de funcionários, comprometimento da direção, envolvimento dos funcionários, entre outros itens.  Atualmente, o prazo médio para a implementação é de seis meses.

Clique aqui para mais informações sobre a atuação do Tecpar Certificação.