Tecpar faz primeira certificação de segurança viária de São Paulo 31/01/2020 - 12:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi responsável pela certificação da primeira transportadora do estado de São Paulo a conquistar a ISO 39001:2015. Trata-se de uma normativa internacional, que busca reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito. A certificada foi a Ceslog, empresa do Grupo Cesari que presta serviços de transporte rodoviário, armazenagem de cargas e atendimento emergencial em todo o país.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a certificação ISO 39001 reconhece e valoriza o esforço de empresas comprometidas em garantir a segurança de veículos e pessoas, além de agregar valor aos serviços de transporte rodoviário.

“Ao adotar desta normativa, as organizações têm condições de atingir as metas de segurança e responsabilidade social, reduzir os custos por meio da melhoria da eficiência e serem reconhecidas como pioneiras nesta certificação. Este é mais um ativo que o instituto entrega para o setor produtivo de todo o país, por meio do Tecpar Certificação”, diz Jorge Callado.

O Tecpar Certificação é a divisão do instituto responsável pela certificação de produtos e sistemas em todo o Brasil. Em 22 anos de atuação, chegou à marca de cerca de 1,4 mil organizações certificadas e 1.000 produtores rurais auditados. A unidade também foi responsável por conceder as duas primeirascertificações do sistema de gestão de segurança viária do país.

CERTIFICADA –Patrícia Iglesias, analista de gestão da qualidade do Grupo Cesari, conta que o processo de certificação durou aproximadamente 4 meses. A primeira ação, segundo ela, foi a capacitação das equipes na Norma ISO 39001 ea atribuição de responsabilidades aos cargos estratégicos. Também foi criado um comitê de implementação com profissionais multidisciplinares, responsáveis por planejar, executar e monitorar as ações para certificação.

“Garantir a preservação da vida é substancial no meio em que atuamos e a certificação ISO 39001 contribui para isso, agregando também outros benefícios. Ter esta certificação é importante pois efetiva a promoção da cultura de segurança viária de forma macro na empresa, estendendo aos nossos parceiros e usuários das vias”, afirma.

A analista de qualidade afirma que a empresa decidiu realizar ao processo com o Tecpar, por ter identificado referências bem positivas em relação a certificadora. “Para nós a certificação é o prêmio de um trabalho realizado de forma consistente e inovador no segmento de transporte. Avaliamos que o processo de auditoria foi realizado de forma eficiente e imparcial, todos os aspectos significativos foram avaliados e considerados”, avalia.

BENEFÍCIOS – A norma ISO 39001:2015 é aplicável a qualquer organização pública ou privada envolvida na gestão de veículos, infraestrutura de transportes ou que podem influenciar o tráfego gerado por suas atividades. O Sistema de Gestão de Segurança Viária pode proteger não só a segurança dos funcionários, mas também de clientes, usuários ou partes interessadas.

Na área financeira, os benefícios vêm da redução dos custos de reparo dos danos causados à frota, diminuição do número de pedidos de indenização e prêmios de seguro. Durante a auditoria, são itens possíveis de verificação, por exemplo, a orientação para que os condutores trafeguem dentro dos limites de velocidade e o planejamento do trajeto para garantir rotas, velocidades e horas de condução mais apropriadas.

 

GALERIA DE IMAGENS