Tecpar prestará consultoria técnica para o Hospital Costa Cavalcanti 26/11/2021 - 16:15

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) firmou, nesta quinta-feira (26), uma parceria para o desenvolvimento de ações na área de consultoria técnica com a Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti – mantida pela Itaipu Binacional. A assinatura do protocolo de intenções entre as duas instituições aconteceu na sede do hospital, em Foz do Iguaçu.

Segundo o acordo, o Tecpar oferecerá ao hospital consultoria técnica e treinamentos para acreditação de laboratórios de ensaios e de calibração, com foco na implantação da norma ISO 17025 no Centro de Medicina Tropical (CMT) da instituição.

A acreditação é o reconhecimento oficial junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGRE) de que os laboratórios estão operando com sistema de gestão de qualidade documentado e tecnicamente competente, de acordo com a norma NBR-ISO 17025:2017. Essa é a norma internacional que rege os sistemas de gestão de qualidade em laboratório, sendo exclusiva para laboratórios de calibração, ensaio e amostragem.

O diretor-presidente do Tecpar ressaltou a expertise técnica, a infraestrutura laboratorial e o grande escopo de serviços de excelência ofertados pelo Tecpar. “O Tecpar modernizou e aperfeiçoou seus laboratórios, a fim de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos mais rígidos controles de qualidade. Queremos contribuir para que esse mesmo padrão de excelência também seja alcançado por este hospital, tão importante para a saúde da população que vive na região da Tríplice Fronteira”, afirmou.

Para o diretor-assistencial do HMCC, Sandro Scarpetta, a parceria é mais um caminho no alcance da vocação do Centro de Medicina Tropical. “O CMT nasceu com o intuito de ser um laboratório de referência na região, primeiro com as análises de arboviroses, como a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, e agora busca ampliar a sua atuação, em áreas que também contribuem empresas e órgãos da região”, afirmou Sandro que relembrou sobre a ampliação da estrutura física que o laboratório do CMT está passando.

O diretor disse ainda que a proposta é utilizar a estrutura do Centro de Medicina para agilizar exames do porto seco, por exemplo, e também das agroindústrias da região. “Queremos colaborar junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com exames interlaboratoriais para controle de qualidade dos alimentos que são importados e exportados”, afirmou. “E para essa acreditação e ampliação do laboratório nos órgãos oficiais, o Tecpar pode nos auxiliar”, destacou.

NORMAS – O instituto também oferecerá a Certificação de Sistemas de Gestão referente às normas ISO 9001 e ISO 14001, além de ensaios laboratoriais físicos, químicos e microbiológicos. Enquanto a ISO 9001 certifica os Sistemas de Gestão de Qualidade, ao obter a ISO 14001, a organização demonstra o compromisso com o meio ambiente, por realizar operações ambientalmente corretas.

ASSESSORIA TÉCNICA – A partir de 2020, o Tecpar passou a compartilhar sua experiência oferecendo consultoria técnica e treinamentos para acreditação de laboratórios de ensaios e de calibração. O objetivo é orientar a implantação da norma ISO 17025 em estabelecimentos que pretendem obter e ou manter a acreditação junto à CGCRE.

Neste serviço estão previstas as seguintes etapas: diagnóstico, plano de treinamento, consultoria, auditoria interna, verificação da eficácia, preparo de documentos. Também poderá ser desenvolvida uma lista de serviços de acordo com a necessidade do laboratório.

HOSPITAL – O Costa Cavalcanti foi o primeiro hospital do interior do Paraná a conquistar a Acreditação Hospitalar da ONA (Organização Nacional da Acreditação), um selo de qualidade para a área de saúde, reconhecido pelo Ministério da Saúde do Brasil.

A Fundação de Saúde Itaiguapy também é responsável pela ampliação dos serviços do Centro de Medicina Tropical (CMT) da Tríplice Fronteira, no campo de diagnóstico de alimentos e de sanidade animal, oferecendo exames de biologia molecular, microbiológicos e físicoquímicos de alta qualidade.

Com a pandemia do novo coronavírus, o Centro de Medicina Tropical passou a ter um papel ainda mais importante para o HMCC e também toda a 9ª Regional de Saúde do Paraná. Em março de 2020, o CMT foi o primeiro laboratório do interior do estado a ser autorizado pelo Laboratório Central (LACEN/PR) para realizar diagnósticos dos testes para COVID-19. Desde então, quase 100 mil amostras já foram analisadas.

GALERIA DE IMAGENS