Informação Tecnológica

A Divisão de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar entrega ao mercado estudos e análises baseados em dados e informações sobre produtos, serviços, tecnologias ou empresas para apoiar processos decisórios.

A unidade também é responsável pela manutenção e edição da revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), que há 75 anos publica trabalhos científicos nas áreas de agricultura, agronegócio e biotecnologia, saúde humana e animal; biologia e ciências aplicadas; ciência e tecnologia de alimentos; ciências ambientais; engenharias e tecnologia.

O Tecpar integra uma rede nacional de instituições de pesquisa, apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que integram o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), a operação deste serviço fica centralizada na divisão.

A Divisão de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar conta com um Data Office para realizar análises de dados abertos ou fornecidos por clientes. Os especialistas realizam a coleta, a estruturação, o tratamento e a análise dos dados. Ao final, são gerados painéis estratégicos com gráficos e tabelas dinâmicas e interativas, com o uso de ferramentas de Business Analytics.

A Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT) é uma revista internacional que publica artigos originais de pesquisa e artigos de revisão nas seguintes áreas: Agricultura, Agronegócio e Biotecnologia; Saúde humana e animal; Ciências Biológicas e Aplicadas; Ciência e Tecnologia de Alimentos e Rações; Ciências ambientais; Engenharia, Tecnologia e Técnicas.

Em 1946, o Doutor em Ciências Marcos Augusto Enrietti planejou a criação de uma revista com a finalidade de publicar resultados de avanços científicos e tecnológicos realizados pelo grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Biologia, atual Tecpar, iniciando a publicação da revista Archives of Biology and Technology.

A partir de 1999, nomeado Brazilian Archives of Biology and Technology, passa a publicar trabalhos apenas no idioma inglês, contribuindo de maneira mais eficaz para aumentar e disseminar conhecimentos entre a comunidade científica nacional e internacional.

Acesse a BABT.
 

A Divisão de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar realiza estudos temáticos baseados em levantamento, organização e síntese de conteúdos de fontes oficiais, visando a compreensão de assuntos de interesse da instituição para embasar as tomadas de decisões.

Os estudos temáticos podem ser complementados com o monitoramento de notícias sobre o assunto no formato de clipping, com a finalidade de manter a área demandante da solicitação do estudo atualizada sobre o tema, até que a demanda seja suprida.

O Estudo de Perfil Empresarial consiste no levantamento de informações sobre a atuação de uma empresa alvo no mercado e a estruturação dessas informações para rápido entendimento. Com base em dados disponíveis online e nas bases disponíveis ao Tecpar é possível extrair informações de nível estratégico.

A pesquisa permite descrever o histórico, o perfil de negócios, a infraestrutura interna, produtos e serviços, entre outras informações. É um serviço essencial para embasar decisões de atuação frente a parcerias, clientes, fornecedores e concorrentes.

O Tecpar faz parte de uma rede nacional de instituições de pesquisa, apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que integram o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). Trata-se de um atendimento especializado, via internet, que fornece gratuitamente informações a empreendedores e empresas de micro e pequeno portes para abertura, ampliação ou aprimoramento tecnológico de seus negócios. Desde seu lançamento, mais de 33 mil respostas e dossiês técnicos foram produzidos pelo SBRT formando um banco de conhecimento de acesso público e em constante atualização.

Acesse o SBRT.
 

 

  Solicite seu orçamento