Colaboradora do Tecpar inicia pós-doutorado com pesquisa sobre microplásticos voltada a serviços do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente 19/04/2022 - 10:34

A qualificação e atualização profissional contínua dos colaboradores é fundamental para que uma organização se mantenha competitiva e acelere seu processo de inovação. No Tecpar, os colaboradores recebem apoio para a realização de treinamentos especiais que, além do crescimento profissional, promovem a qualificação dos serviços prestados ou que possam abrir oportunidades de crescimento e novos negócios ao instituto.

Uma das colaboradoras que inicia seu projeto de pós-doutorado é a bióloga Maristela Azevedo Linhares, que atua no laboratório de microbiologia do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar. Maristela realiza seu pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (PPGBIOTEC-UTFPR).

"O projeto trata da investigação dos potenciais riscos dos microplásticos à saúde humana e animal, por meio de desenvolvimento de revisão sistemática por análise cienciométrica e meta-análise. Outra frente de trabalho trata da implantação de métodos rápidos e automatizados para ensaios de contagem de Bacillus cereus, Staphylococcus aureus e bolores e leveduras em alimentos no Laboratório de Microbiologia do Tecpar", explica.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o instituto possui programas de apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores, com foco em melhoria contínua e em novos conhecimentos para serem aplicados a favor da sociedade, reforçando a missão do Tecpar. “O desenvolvimento do Tecpar passa pelo crescimento profissional de nossos funcionários. Como um instituto de ciência e tecnologia, apoiamos a melhoria contínua, que traz ganhos aos colaboradores e à empresa como um todo”, salienta.

TREINAMENTO ESPECIAL – De acordo com a política interna do Tecpar, o apoio concedido pelo instituto para o treinamento especial pode ser a liberação do empregado durante o horário de trabalho (com ou sem reposição das horas não trabalhadas) e/ou o custeio das despesas oriundas do treinamento.

Para solicitar o treinamento especial é preciso atender a todos os requisitos estipulados no documento PRO 305.00.002, disponível na intranet. Além disso, é fundamental que o curso solicitado se enquadre nas atividades do colaborador e seja de interesse do Tecpar.