Governança Corporativa
Diretoria Executiva e Conselhos
As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e do Conselho Fiscal estão previstas no Estatuto Social do Tecpar, aprovado na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.
A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.
É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.
Composição da Diretoria Executiva
Jorge Augusto Callado Afonso
Diretor-Presidente
jorgecallado@tecpar.br
Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Limnologia pelo CRBIO-07 (2018). Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental pelo CRBIO-07 (2018). Diretor de Saneamento Ambiental da SUDERHSA- Instituto das Águas do Paraná (2003-2010). Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos SEMA-PR (2004-2005). Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (2010). Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente CEMA (2010). Conselheiro Estadual de Meio Ambiente (2008-Atual). Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (2010). Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos CERH (2010). Presidente do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas (2010). Superintendente do IBAMA no estado do Paraná (2012-2015). Assessor Técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUL-BRDE (2015-2017). Assessor Técnico da Diretoria da Itaipu Binacional (2017-2018) Diretor Superintendente do Parque Tecnológico ITAIPU (2018-2019). Vice- Presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná CRBIo-07( Atual). Conselheiro de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (atual). Conselheiro do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (atual). Conselheiro do CNPQ (atual). Diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar (atual).
1º Mandato: 18/07/2020 a 10/01/2021
2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 (
)
Carlos Gomes Pessoa
Diretor de Tecnologia e Inovação
carlospessoa@tecpar.br
Graduado em Matemática, especialista em Análise de Sistemas e em Marketing, e MBA em Direção Estratégica. Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Conhecimento e experiência nas áreas de tecnologia da informação, governança corporativa e processo de apoio à tomada de decisão com foco no desenvolvimento de ambientes organizacionais inovadores. Exerceu o cargo de Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).
1º Mandato: 19/08/2020 a 10/01/2021
2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 (
)
Iram de Rezende
Diretor de Administração e Finanças - Interino
rezende@tecpar.br
Iram de Rezende
Diretor Industrial da Saúde
rezende@tecpar.br
Graduado em Relações Públicas (1978). Atuou como Presidente do Instituto das Águas do Estado do Paraná (2016-2018), Superintendente de Planejamento da COHAPAR (2013-2015), Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho do Paraná (2012-2013), Secretário de Indústria e Comércio do município de Cornélio Procópio-PR (2008-2010), Secretário de Planejamento do município de Cornélio Procópio-PR (2005-2007) e Diretor de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social da Presidência da República (2001-2002).
1º Mandato: 02/03/2020 a 10/01/2021
2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 (
)
Lindolfo Luiz Silva Junior
Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais
lindolfo@tecpar.br
Graduado em Gestão Pública pela Universidade Braz Cubas, tem experiência profissional dos cargos nos quais atuou, como Diretor Administrativo da Agropecuária Felicidade; Diretor Comercial e Sócio fundador da empresa Criar Informática; Diretor Geral, Comercial do Programa TV – Tribuna do Cidadão e; Diretor Comercial, Relações Institucionais e Novos Negócios na empresa Alpha Ventures Consultoria e Negócios de Curitiba e São Paulo.
1º Mandato: 02/09/2019 a 10/01/2021
2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 (
)O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.
É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.
Composição do Conselho de Administração
Haly Abou Chami – Presidente do Conselheiro
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Eduardo Christiano Lobo Aichinger - Conselheiro
1º Mandato - 19/11/2021 a 07/08/2022 (Eleito na 18ª AGE de 19/11/2021)
Emerson Luis Batista – Conselheiro (representante dos empregados)
1º Mandato: 18/10/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 3ª AGE de 18/10/2018)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Jorge Augusto Callado Afonso – Conselheiro
1º Mandato: 29/10/2019 a 07/08/2020 (Eleito na 7ª AGE de 29/10/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Jorge Vicente Silva – Conselheiro
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Juliana Pasieznik Casini – Conselheira
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (Eleita na 2ª AGO de 25/04/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Rose Aparecida Antonio Traiano – Conselheira
1º Mandato - 06/10/2021 a 07/08/2022 (
)
O Conselho Fiscal é composto por 2 (dois) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.
Composição do Conselho Fiscal
Antonio Glademyr Silvério – Conselheiro titular
1º Mandato: 19/11/2021 a 07/08/2022 (
)
Rafael Moura de Oliveira – Conselheiro titular
1º Mandato: 26/11/2020 a 07/08/2022 (
)
Felipe Augusto Amadori Flessak – Conselheiro suplente
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (
)
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Marcia Cristina Rebonato do Valle – Conselheiro suplente
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (
)
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Guilherme de Abreu e Silva – Conselheiro suplente
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (
)
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 (
)
Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e outras atividades
O que é: A Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e Outras atividades estabelece diretrizes relativas à celebração de convênios, contratos de patrocínio ou acordos de parceria para apoio institucional, patrocínio ou promoção de eventos, com pessoas físicas, jurídicas, públicas ou privadas para realização de atividades culturais, sociais, educacionais e de inovação tecnológica.
Publicação: Resolução Nº 014/2021, de 29 de abril de 2021.
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Política de Avaliação de Desempenho Anual dos Órgãos Estatutários
O que é: A Política de Avaliação de Desempenho Anual dos Órgãos Estatutários estabelece as diretrizes para o processo de avaliação de desempenho anual, de forma individual e coletiva, dos órgãos estatutários, para aprimoramento das práticas de governança corporativa e eficiência dos colegiados.
Publicação: Resolução Nº 007/2022, de 29 de março de 2022.
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Política de Comunicação Empresarial
O que é: A Política de Comunicação Empresarial institui diretrizes para criar, estabelecer, manter e ampliar canais de comunicação.
Publicação: Resolução Nº 36/2018, de 29 de novembro de 2018.
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Política de Despesas
O que é: A Política de Despesas estabelece regras e responsabilidades para planejamento e execução de Despesas.
Publicação: Resolução Nº 031/2019, de 29 de agosto de 2019.
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Política de Dividendos e Reinvestimento de Lucros
O que é: A Política de Dividendos e Reinvestimentos de Lucros estabelecer as regras e procedimentos sobre a distribuição de Dividendos e Reinvestimento de Lucros.
Publicação: Deliberação Nº 017/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Divulgação de Informações
O que é: A Política de Divulgação de Informações visa orientar Conselheiros, Diretoria Executiva, Comitês Estatutários e colaboradores no que diz respeito à divulgação de informações geradas e mantidas pelo Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 016/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Gestão de Riscos
O que é: A Política de Gestão de Riscos estabelece princípios, diretrizes, regras e formaliza as responsabilidades básicas a serem observadas nos processos de gerenciamento de riscos corporativos do Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 043/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Gestão Estratégica
O que é: A Política de Gestão Estratégica define processos no âmbito da Gestão Estratégica para o contínuo aperfeiçoamento organizacional visando atingir melhores resultados e impactos significativos na sociedade.
Publicação: Resolução Nº 001/2016, de 22 de novembro de 2016.
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Política de Indicação de Administradores
O que é: A Política de Indicação de Administração estabelece os critérios para indicação dos membros do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comitês Estatutários.
Publicação:Resolução nº 033/2021, de 13 de outubro de 2021.
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Política de Inovação
O que é: A Política de Inovação visa promover ações coordenadas no que se refere à aplicação dos instrumentos de incentivo à inovação.
Publicação: Resolução Nº 004/2015 de 27 de outubro de 2015, alterada pela Resolução Nº 24/2019 de 07 de julho de 2019, alterado pela Resolução Nº 037/2019 de 05 de novembro de 2019.
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Política de Porta Vozes
O que é: A Política de Porta-Vozes informa sobre os procedimentos em relação ao atendimento à Imprensa.
Publicação: Resolução 001/2017, de 16 de fevereiro de 2017.
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Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
O que é: A Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais estabelece as diretrizes para a obtenção, o uso e a revelação das informações coletadas nos websites do Tecpar.
Publicação: Resolução 040/2021, de 24 de novembro de 2021.
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Política de Transações com as Partes Relacionadas
O que é: A Política de Transações com as Partes Relacionadas estabelece os procedimentos a serem observados quando da ocorrência de Transações com Partes Relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses.
Publicação: Resolução Nº 41/2018, de 18 de dezembro de 2018.
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- BALANÇO PATRIMONIAL 1 TRIMESTRE 2019
- DEMONSTRAÇÕES RESULTADOS 1 TRIMESTRE 2019
- BALANÇO PATRIMONIAL 2 TRIMESTRE 2019
- DEMONSTRAÇÕES RESULTADOS 2 TRIMESTRE 2019
- BALANÇO PATRIMONIAL 3 TRIMESTRE 2019
- DEMONSTRAÇÕES RESULTADOS 3 TRIMESTRE 2019
- BALANÇO PATRIMONIAL 4 TRIMESTRE 2019
- DEMONSTRAÇÕES RESULTADOS 4 TRIMESTRE 2019
RAINT
O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) apresenta os resultados dos trabalhos de auditoria interna executados no exercício anterior, em decorrência da execução das ações definidas no PAINT e daquelas ações incluídas de forma extraordinária. Sua publicação atende ao Decreto 8.945/2016, Art. 13, inciso X.
Em conformidade com a Lei nº 12.527/2011 e Decreto estadual nº 10.285/2014, que regulamenta o acesso as informações dos órgãos públicos, as publicações das Prestações de Contas do Tecpar estão disponíveis abaixo:
2022
2021
2020
2019
2018
2021
2020
- Ata da 10ª Reunião da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 27/02/2020
- Ata da 9ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 31/01/2020
2019
- Ata da 4ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 23/04/2019
- Ata da 5ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 18/06/2019
- Ata da 6ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 28/06/2019
- Ata da 7ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 29/10/2019
- Ata da 8ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) - 05/12/2019
2018
O Comitê de Auditoria Estatutário do Tecpar foi extinto em 28 de setembro de 2021, na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.
2021
- Ata da 17ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 24/05/2021
2020
2019
- Ata da 8ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 11/12/2019
- Ata da 2ª Reunião Extraordinária do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 10/07/2019
- Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 23/05/2019
- Ata da 7ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 11/10/2019
- Ata da 6ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 13/08/2019
- Ata da 5ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 11/06/2019 - Extrato
- Ata da 4ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 15/04/2019
- Ata da 3ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 15/02/2019
2018
2022
2021
2020
- Ata da 87ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 30/04/2020 - Extrato
- Ata da 86ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 26/03/2020 - Extrato
- Ata da 85ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 27/02/2020 - Extrato
- Ata da 84ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 29/01/2020 - Extrato
- Ata da 12ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 30/03/2020 - Extrato
- Ata da 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 20/03/2020 - CANCELADA
2019
- Ata da 83ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 19/12/2019 - Extrato
- Ata da 82ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 28/11/2019 - Extrato
- Ata da 80ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 04/10/2019 - Extrato
- Ata da 79ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 28/08/2019 - Extrato
- Ata da 78ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 31/07/2019 - Extrato
- Ata da 77ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 04/07/2019 - Extrato
- Ata da 76ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 30/05/2019 - Extrato
- Ata da 75ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 01/04/2019 - Extrato
- Ata da 74ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 28/02/2019
- Ata da 73ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAD) - 31/01/2019
- Ata da 10ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 02/09/2019
- Ata da 9ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 29/08/2019 - CANCELADA
- Ata da 8ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 05/08/2019 - CANCELADA
- Ata da 7ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 18/07/2019
- Ata da 6ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 10/07/2019 - CANCELADA
- Ata da 5ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 07/05/2019
- Ata da 4ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 22/01/2019
- Ata da 3ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (CAD) - 11/01/2019
2018
O Comitê de Indicação e Avaliação do Tecpar foi extinto em 28 de setembro de 2021, na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.
2021
- Ata da 16ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 02/03/2021
2020
- Ata da 15ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 17/12/2020
- Ata da 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 14/02/2020
- Ata da 6ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 06/02/2020
- Ata da 5ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 21/01/2020
- Ata da 6ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 22/01/2020
2019
- Ata da 4ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 13/12/2019
- Ata da 3ª Reunião Ordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 23/09/2019
- Ata da 2ª Reunião do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 26/08/2019 - Extrato
- Ata da 5ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 07/10/2019
- Ata da 4ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 30/07/2019
- Ata da 3ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 16/07/2019
- Ata da 2ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 15/07/2019
- Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 12/06/2019
- Ata da 1ª Reunião do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) - 22/05/2019