Governança Corporativa

Diretoria Executiva, Conselhos e Comitês

As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Estatutário estão previstas no Estatuto Social do Tecpar, publicado pelo Decreto 8.786/2018, alterado pelos Decretos 1.148/19 e 3.017/19.
 

 
Diretoria Executiva

 A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição da Diretoria Executiva
 

Jorge Callado

Jorge Augusto Callado Afonso
Diretor-Presidente

jorgecallado@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Limnologia pelo CRBIO-07 (2018). Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental pelo CRBIO-07 (2018). Diretor de Saneamento Ambiental da SUDERHSA- Instituto das Águas do Paraná (2003-2010). Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos SEMA-PR (2004-2005). Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (2010). Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente CEMA (2010). Conselheiro Estadual de Meio Ambiente (2008-Atual). Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (2010). Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos CERH (2010). Presidente do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas (2010). Superintendente do IBAMA no estado do Paraná (2012-2015). Assessor Técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUL-BRDE (2015-2017). Assessor Técnico da Diretoria da Itaipu Binacional (2017-2018) Diretor Superintendente do Parque Tecnológico ITAIPU (2018-2019). Vice- Presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná CRBIo-07( Atual). Conselheiro de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (atual). Conselheiro do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (atual). Conselheiro do CNPQ (atual). Diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar (atual).

1º Mandato: 18/07/2020 a 10/01/2021

2º Mandato: 11/01/2021 ( ​ Resolução 007-2021 CAD )

 

Carlos Gomes Pessoa

Carlos Gomes Pessoa
Diretor de Tecnologia e Inovação

carlospessoa@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Matemática, especialista em Análise de Sistemas e em Marketing, e MBA em Direção Estratégica. Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Conhecimento e experiência nas áreas de tecnologia da informação, governança corporativa e processo de apoio à tomada de decisão com foco no desenvolvimento de ambientes organizacionais inovadores. Exerceu o cargo de  Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

1º Mandato: 19/08/2020 a 10/01/2021

2º Mandato: 11/01/2021 ( Resolução 007- 2021 - CAD )

 

Marcos Bonoski

Marcos Alfredo Bonoski
Diretor de Administração e Finanças

bonoski@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Administração e Ciências Contábeis e com especialização em Gestão de Projetos e Gestão Financeira.

1º Mandato: 19/08/2020 a 10/01/2021

2º Mandato: 11/01/2021 ( Resolução 007-2021 CAD ​ )

 

Iram de Rezende

Iram de Rezende
Diretor Industrial da Saúde

rezende@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Relações Públicas (1978). Atuou como Presidente do Instituto das Águas do Estado do Paraná (2016-2018), Superintendente de Planejamento da COHAPAR (2013-2015), Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho do Paraná (2012-2013), Secretário de Indústria e Comércio do município de Cornélio Procópio-PR (2008-2010), Secretário de Planejamento do município de Cornélio Procópio-PR (2005-2007) e Diretor de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social da Presidência da República (2001-2002).

1º Mandato: 02/03/2020 a 10/01/2021

2º Mandato: 11/01/2021 ( Resolução 007-2021 CAD )

 

Iram de Rezende

Lindolfo Luiz Silva Junior
Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais

lindolfo@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Braz Cubas, tem experiência profissional dos cargos nos quais atuou, como Diretor Administrativo da Agropecuária Felicidade; Diretor Comercial e Sócio fundador da empresa Criar Informática; Diretor Geral, Comercial do Programa TV – Tribuna do Cidadão e; Diretor Comercial, Relações Institucionais e Novos Negócios na empresa Alpha Ventures Consultoria e Negócios de Curitiba e São Paulo.

1º Mandato: 02/09/2019 a 10/01/2021

2º Mandato: 11/01/2021 ( Resolução 007-2021 CAD )

 
Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.

É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho de Administração

Aldo Nelson Bona – Presidente do Conselho
1º Mandato: 08/08/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGE de 08/08/2018)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

Emerson Luis Batista –  Conselheiro (representante dos empregados)
1º Mandato: 08/08/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 3ª AGE de 18/10/2018)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

Jorge Augusto Callado Afonso – Conselheiro
1º Mandato: 08/08/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 7ª AGE de 29/10/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

Haly Abou Chami –  Conselheiro
1º Mandato: 08/08/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

Jorge Vicente Silva – Conselheiro
1º Mandato: 08/08/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

Juliana Pasieznik Casini – Conselheiro
1º Mandato: 08/08/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

Hélio Gilberto Amaral – Conselheiro
1º Mandato: 08/08/2018 a 07/08/2020 (Eleito na 7ª AGE de 29/10/2019)
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

 
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho Fiscal

Lineu Edison Tomass – Conselheiro titular
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 ( Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019 )
2º Mandato - 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020 )
Formulário Cadastral

Marcel Henrique Micheletto – Conselheiro titular
1º Mandato: 01/04/2021 a 07/08/202 ( Eleito na 14ª AGE de 30/03/2021 )

 

Rafael Moura de Oliveira – Conselheiro titular
1º Mandato: 26/11/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 13ª AGE de 26/11/2020 )

 

Felipe Augusto Amadori Flessak – Conselheiro suplente
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020  ( Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019 )
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 13ª AGE de 26/11/2020 )
Formulário Cadastral

Marcia Cristina Rebonato do Valle – Conselheiro suplente
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 ( Eleita na 2ª AGO de 25/04/2019 )
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleita na 13ª AGE de 26/11/2020 )
Formulário Cadastral

Guilherme de Abreu e Silva – Conselheiro suplente
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 ( Eleito na 5ª AGE de 18/06/2019 )
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 ( Eleito na 13ª AGE de 26/11/2020 )
Formulário Cadastral

 
Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatutário é o órgão independente, de caráter consultivo e permanente, de assessoramento ao Conselho de Administração.

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário

Davi Xavier da Silva Neto – Presidente do Comitê
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2022 ( Resolução nº 016/CAD de 07/05/2019 )

Emílio Portugal Pederneiras
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2021 ( Resolução n° 016/CAD de 07/05/2019 )

Mariana Filgueira dos Reis
1º Mandato: 01/12/2020 a 24/04/2021 ( Resolução n°019/CAD de 26/11/2020 )

 
Comitê de Indicação e Avaliação

O Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) é órgão de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

Composição do Comitê de Indicação e Avaliação

Ademir Mueller
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2021 ( Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019 )

Carlos Romeu Ramos
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2021 ( Eleito na 9ª AGE de 31/01/2020 )
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Cesar Vinicius Kogut
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2021 ( Eleito na 11ª AGE de 30/07/2020 )

José Eduardo Bekin
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2021 ( Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019 )

Sandro Alex da Cruz de Oliveira – Presidente do Comitê
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2021 ( Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019 )

Vinícius José Rocha
1º Mandato: 25/04/2019 a 24/04/2021 ( Eleito na 5ª AGE de 18/06/2019 )

 

Política de Compliance
O que é: A Política de Compliance estabelece e formaliza as diretrizes básicas de Compliance no Tecpar, para o cumprimento e execução por todos os colaboradores e  parceiros.
Publicação:Resolução Nº 042/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Comunicação Empresarial
O que é: A Política de Comunicação Empresarial institui diretrizes para criar, estabelecer, manter e ampliar canais de comunicação.
Publicação: Resolução Nº 36/2018, de 29 de novembro de 2018.
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Política de Despesas
O que é: A Política de Despesas estabelece regras e responsabilidades para planejamento e execução de Despesas.
Publicação: Resolução Nº 031/2019, de 29 de agosto de 2019.
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Política de Dividendos e Reinvestimento de Lucros
O que é: A Política de Dividendos e Reinvestimentos de Lucros estabelecer as regras e procedimentos sobre a distribuição de Dividendos e Reinvestimento de Lucros.
Publicação: Deliberação Nº 017/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Divulgação de Informações
O que é: A Política de Divulgação de Informações visa orientar Conselheiros, Diretoria Executiva, Comitês Estatutários e colaboradores no que diz respeito à divulgação de informações geradas e mantidas pelo Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 016/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Gestão de Riscos
O que é: A Política de Gestão de Riscos estabelece princípios, diretrizes, regras e formaliza  as  responsabilidades  básicas  a  serem observadas  nos  processos  de gerenciamento de riscos corporativos do Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 043/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Gestão Estratégica
O que é: A Política de Gestão Estratégica define processos no âmbito da Gestão Estratégica para o  contínuo aperfeiçoamento organizacional visando atingir melhores resultados e impactos significativos na sociedade.
Publicação: Resolução Nº 001/2016, de 22 de novembro de 2016.
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Política de Indicação de Administradores
O que é: A Política de Indicação de Administração estabelece os critérios para indicação dos membros do  Conselho de  Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comitês Estatutários.
Publicação:Resolução nº 26/2019 de 4 de julho de 2019, alterado pela Resolução Nº 036/2019 de 05 de novembro de 2019.
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Política de Inovação
O que é: A Política de Inovação visa promover ações coordenadas no que se refere à aplicação dos instrumentos de incentivo à inovação.
Publicação: Resolução Nº 004/2015 de 27 de outubro de 2015, alterada pela Resolução Nº 24/2019 de 07 de julho de 2019, alterado pela Resolução Nº 037/2019 de 05 de novembro de 2019.
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Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e outras atividades
O que é: A Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e Outras atividades estabelece diretrizes relativas à celebração de convênios, contratos de patrocínio ou acordos de parceria para apoio institucional, patrocínio ou promoção de eventos, com pessoas físicas, jurídicas, públicas ou privadas para realização de atividades culturais, sociais, educacionais e de inovação tecnológica.
Publicação: Resolução Nº 014/2021, de 29 de abril de 2021.
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Política de Porta Vozes
O que é: A Política de Porta-Vozes informa sobre os procedimentos em relação ao atendimento à Imprensa.
Publicação: Resolução 001/2017, de 16 de fevereiro de 2017.
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Política de Transações com as Partes Relacionadas
O que é: A Política de Transações com as Partes Relacionadas estabelece os procedimentos a serem observados quando da ocorrência de Transações com Partes Relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses.
Publicação: Resolução Nº 41/2018, de 18 de dezembro de 2018.
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RAINT

O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) apresenta os resultados dos trabalhos de auditoria interna executados no exercício anterior, em decorrência da execução das ações definidas no PAINT e daquelas ações incluídas de forma extraordinária. Sua publicação atende ao Decreto 8.945/2016, Art. 13, inciso  X.

Em conformidade com a Lei nº 12.527/2011 e Decreto estadual nº 10.285/2014, que regulamenta o acesso as informações dos órgãos públicos, as publicações das Prestações de Contas do Tecpar estão disponíveis abaixo:

 
Comitê de Auditoria Estatutário (CAE)

2021

  • Ata da 4ª Reunião Extraordinária do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 04/03/2021
  • Ata da 15ª Reunião do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) - 18/02/2021

2020

2019

2018

 
Conselho de Administração (CAD)

2021

2020

2019

2018

 
Comitê de Indicação e Avaliação (CIA)

2021

2020

2019