Colaboradores do Tecpar Certificação apresentam Paraná Mais Orgânicos em feira em São Paulo 10/06/2022 - 08:51

O Governo do Estado promove o programa Paraná Mais Orgânicos na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech, duas grandes feiras de negócios de agroecologia e orgânicos, que acontecem simultaneamente, em São Paulo. O Tecpar, que é a unidade certificadora do programa, está representado na feira por colaboradores do Tecpar Certificação.

Os eventos começaram na quarta-feira (8) e seguem até sábado (11), reunindo mais de 700 expositores de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet.

Estratégia governamental para a produção de alimentos orgânicos, o Paraná Mais Orgânicos (PMO) auxilia agricultores familiares na conversão de lavouras tradicionais para o modelo livre de sementes modificadas, agrotóxicos e outras substâncias sintéticas, em conformidade com a legislação brasileira. A iniciativa é da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com recursos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico; em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A certificação de produtos orgânicos é apresentada sob a forma de um selo, afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem, o que assegura um alimento produzido de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica, um processo produtivo caracterizado pela redução de impactos ambientais.

No Brasil, o segmento de produtos orgânicos movimenta, anualmente, cerca de R$ 5 bilhões. Pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) aponta que 31% consomem produtos orgânicos. Em 2019, apenas 19% se diziam consumidores desses produtos, o que representa um aumento de 63% em três anos. Com 75% da preferência, os itens mais consumidos são os hortifrutis, como frutas, legumes, hortaliças e verduras.