Com o apoio do Tecpar, evento fortalece ecossistema de inovação em Morretes 10/05/2023 - 08:06

Com o apoio do Governo do Estado, a prefeitura de Morretes, no Litoral, avança na implantação de uma política municipal de inovação, voltada ao desenvolvimento sustentável local. Nesta terça-feira (9), foi realizado um evento para estimular o ecossistema de inovação da cidade e fomentar a formação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Morretes.

A iniciativa é resultado da parceria firmada entre a prefeitura, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT), que instituiu, em janeiro deste ano, uma Agência de Inovação na cidade.

O evento, realizado no Ekôa Park, reuniu agentes do ecossistema de inovação da cidade, como instituições públicas e privadas, representantes do terceiro setor, de universidades e da sociedade civil organizada.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, reforçou o compromisso do Tecpar com o desenvolvimento regional sustentável, por meio de ações em parceria com as prefeituras. “O Tecpar está à disposição dos municípios, para contribuir com sua expertise e equipe técnica em ações que promovam a inovação, o empreendedorismo e estimulem o crescimento da economia local”, afirmou.

O prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior destacou que Agência de Inovação será um catalizador de ideias e projetos com impacto positivo para a cidade. “A agência inovação é oportunidade única para debatermos ideias, conhecermos novas tecnologias e soluções e nos atualizarmos sobre as tendências e desafios de inovação. Temos a responsabilidade de promover o desenvolvimento do nosso município e a inovação é um fator chave para alcançarmos esse objetivo”, afirmou o prefeito, que também é Presidente da Comissão de Desenvolvimento Tecnológico da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Na parceria entre os três órgãos também está prevista a criação de uma Política de Inovação e de um Fórum Consultivo Gestor da Inovação, com o apoio do Estado.

PROGRAMAÇÃO – A programação do evento “Agência de Inovação de Morretes: Construindo Um Ecossistema Colaborativo” contou com diversas apresentações sobre projetos e iniciativas para estimular o desenvolvimento de ações inovadoras no município.

Os empresários locais Carlos Alberto Gnatta Neto e Tatiana Brandão Perim, apresentaram cases de sucesso inovadores em Morretes e um panorama atual do empreendedorismo na cidade.  Na sequência, o representante técnico da SEIMT, Giles Balbinotti, falou sobre estratégia para a Agência de Inovação. A Procuradora-Geral de Morretes, Mariana Pedroso e o secretário de Governo de Morretes, Gustavo Kemmer apresentaram minutas de projetos de lei elaboradas para promover a inovação.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes, representantes da da SEIMT, da Invest Paraná e  do Tecpar - o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Gomes Pessoa; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior, e o gerente do Setor de Gestão de Projetos Arnaldo Glogauer.

GALERIA DE IMAGENS