Conheça itens da exposição que marca o início do projeto do Espaço Memória 08/01/2019 - 07:16

A exposição instalada no campus CIC do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) marca o início do projeto do Espaço Memória, criado para valorizar a cultura científica produzida no Paraná a partir da memória institucional do Tecpar. A implantação do projeto deve levar 30 meses, mas por enquanto já é possível saber como será o espaço na exposição que lançou o Espaço Memória.

Essa exposição mostra o desenvolvimento do instituto no decorrer dos quase 80 anos de atividade, apresentando a história do Tecpar e os projetos desenvolvidos, por meio de peças que fazem parte do acervo institucional, entre elas: fotografias, instrumentos utilizados em pesquisas, documentos, protótipos, arquivos e materiais arqueológicos.

A Comissão de Desenvolvimento do Espaço Memória realizou um levantamento que estima a existência de cerca de 66 mil itens no acervo do Tecpar. Essas peças serão colocadas à mostra em exposições permanentes e itinerantes, com experiências sensoriais, acessibilidade e interação virtual.

O Espaço Memória conta com uma página no Facebook para divulgar o andamento do projeto. Conheça a página e curta neste link:  goo.gl/QSAqXG.

 

Confira algumas peças que estão à mostra na exposição que marca o lançamento do Espaço Memória:

Foto 1 - Balança
Balança Analítica, utilizada no Setor de Geologia e Mineralogia do Tecpar na década de 1940 e que possuía a finalidade de pesar amostras de minerais
foto 2 - tubos de ensaio
Balões volumétricos  utilizados nos laboratórios do Tecpar, que desde a sua fundação apoiou o desenvolvimento tecnológico e científico do Paraná
foto 4 - atuação tecpar
Estande que mostra o apoio desenvolvido pelo Tecpar na área da saúde pública, em objetos que simulam frascos de vacina
foto 5 - alambique e banho maria
Alambique (esquerda), utilizado para destilação de líquidos, e Banho Maria, equipamento usado para aquecimento geral
foto 6 - microscopios
Microscópio binocular (equerda) e microscópio monocular, ambos utilizados para análise de minérios e minerais