Delegação da República Tcheca realiza visita técnica ao Tecpar 28/05/2019 - 13:50

Uma delegação da República Tcheca esteve no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), nesta terça-feira (28), para conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo instituto. O grupo foi recepcionado pelo diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, que apresentou as principais áreas de atuação do instituto e elencou as atuais possibilidades de negócios ou parcerias.

“O Tecpar é um celeiro de oportunidades e está aberto para estabelecer e ampliar mais parcerias público-privadas, nacionais e internacionais. Nossa missão é atrair novos investimentos ao Paraná, conforme orientação do Governo do Estado”, afirmou o diretor-presidente.

Segundo a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, a visita técnica foi motivada pela apresentação institucional do Tecpar realizada por Cammarota durante o evento Paraná Day, na semana passada, em Brasília.

“Quando vi a apresentação, fiquei impressionada, achei muito interessante. O Tecpar é justamente o parceiro que nós estávamos procurando aqui no Paraná. Queremos focar nossa atenção na área da ciência e tecnologia e por isso estamos aqui, para ver as possibilidades concretas para uma colaboração bilateral”, afirmou a embaixadora.

O deputado federal e presidente do Comitê de Ciência e Inovação do Parlamento da República Tcheca; Pavel Juricek, afirmou que é possível ter uma cooperação com o instituto em pesquisa e desenvolvimento, e também na questão de vacinas para animais de grande porte e de estimação.

“Consegui entender as atividades desenvolvidas aqui e o potencial de futuro das mesmas. Parece muito interessante para a República Tcheca, porque temos várias empresas similares que são fortes no mercado da União Europeia e Oriente Médio”, disse Juricek.

A delegação foi coordenada pelo diretor de Relações Internacionais da Fecomércio-PR, Rui Lemes, e contou ainda com a presença do cônsul honorário da República Tcheca em Santa Catarina, Rafael Thales de Freitas e do Ministro Conselheiro de Assuntos Econômicos da embaixada da República Tcheca, Ondrej Kasina.

Após a reunião, que contou com a presença da diretora Jurídica do Tecpar, Adrianne Correia Pereira, a delegação visitou as instalações do Centro de Tecnologia de Materiais, acompanhada pelo diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues.

REPÚBLICA TCHECA - Localizada ao centro da Europa, a República Tcheca é uma democracia parlamentarista, com aproximadamente 11 milhões de habitantes. A cidade de Praga é a capital do país, que tem economia baseada na indústria siderúrgica, automobilística, bebidas e cristais.

IMG_4778