Diretor-presidente do Tecpar realiza reunião para acompanhamento de metas do Plano de Governo 31/01/2023 - 12:01

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, realizou uma reunião, nesta terça-feira (31), para definir o acompanhamento dos objetivos previstos no Plano de Governo, em especial sobre as perspectivas do instituto para o período de 2023 a 2026.

O capítulo sobre o instituto, intitulado "Tecpar à serviço da sociedade", detalha os objetivos esperados pelo Governo do Estado, com destaque para as ações na área da saúde, de serviços laboratoriais e na área de certificação (leia abaixo as perspectivas do Plano de Governo para o Tecpar).

Para o acompanhamento dos objetivos, o diretor-presidente estabeleceu pontos focais para informar mensalmente o andamento de cada um deles, que serão centralizados em um dashboard pelo Centro de Informações Tecnológicas. "São 10 objetivos apresentados pelo Governo do Estado, em áreas estratégicas para atender demandas do Estado do Paraná. Cabe a nós, colaboradores do Tecpar, nos engajarmos para realizarmos as entregas esperadas pelo Governo do Estado. Somos um instituto à serviço da sociedade", pontuou o diretor-presidente.

Participaram da reunião o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, além de gerentes e assessores que serão os pontos focais internamente.

VEJA ABAIXO O QUE DIZ O PLANO DO GOVERNO SOBRE O TECPAR:

Tecpar à serviço da sociedade

  1. O Tecpar continuará atuando no desenvolvimento de projetos para o fornecimento de produtos ao Ministério da Saúde e ao governo estadual por meio do Complexo Industrial da Saúde. O trabalho como Laboratório Público Oficial visa fortalecer a infraestrutura nacional e induzir políticas de pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos medicamentos. O instituto fomentará novas parcerias estratégicas visando somar esforços e otimizar recursos com o intuito de fortalecer atividades de ciência e tecnologia, além de ampliar o portfólio de produtos.
  2. Como resultado da iniciativa conjunta entre Tecpar, Instituto Carlos Chagas/Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná será criado o Centro de Saúde Pública de Precisão. O objetivo será subsidiar diagnósticos genômicos de pacientes com doenças raras e câncer, no âmbito do SUS, com potencial de atendimento à toda região Sul do Brasil. Com essa ação será possível a antecipação de diagnóstico, o aprimoramento do tratamento, a redução de gastos com judicialização, além da otimização dos recursos em benefício da população paranaense.
  3. Está prevista a expansão dos testes de sorologia antirrábica em animais, atualmente realizados no Tecpar e já credenciados pela União Europeia e Estados Unidos.
  4. Atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), será implantado o Teste de Sorologia Antirrábica em indivíduos expostos a situações de risco, projeto que identificará a existência do agente patogênico em pesquisadores, profissionais de laboratório que manipulam o vírus, veterinários e outros cidadãos em risco de exposição.
  5. Com foco nas coberturas vacinais, o Tecpar estabelecerá uma planta multivacinas para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a produção da vacina pentavalente, que protege pessoas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia/meningite.
  6. Outra ação relevante será a implantação do Centro Científico e Tecnológico de PD&I em células-tronco, direcionado a ações de desenvolvimento técnico e científico da saúde, envolvendo o uso de células-tronco mesenquimais.
  7. Para atender o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, o Tecpar criará o Laboratório de Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários, apoiando a cadeia produtiva do Estado.
  8. O Tecpar também vai ampliar o portfólio de serviços com ensaios laboratoriais inéditos na área da saúde e do meio ambiente. Com isso, ofertará novos serviços e agregará valor às soluções disponibilizadas à sociedade.
  9. Em parceria com outras instituições, operacionalizará um novo programa de certificação, com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa. Serão certificadas áreas que promovam a remoção de carbono das florestas nativas e cultivadas outras que possibilitem a redução de carbono por meio de boas práticas de plantio.
  10. Buscando ampliar a oferta de serviços de Controle de Qualidade, o Tecpar disponibilizará ensaios laboratoriais para produtos à base de Cannabis com fins medicinais. Os ensaios de controle de qualidade considerarão os aspectos legais e normativos, com adequação do laboratório, de acessos e armazenamento de amostras para o desenvolvimento e validação de metodologia, possibilitando a ampliação do escopo acreditado no Inmetro.

O Plano de Governo do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, pode ser consultado aqui.