Diretor-presidente recebe livro sobre os 50 anos da relação entre Paraná e Hyogo 24/05/2023 - 15:48

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, recebeu, nesta quarta-feira (24), um exemplar da obra “50 anos de Convênio - da Amizade e Cooperação - Província de Hyogo, Japão e Estado do Paraná, Brasil”, publicada recentemente. O livro possui um capítulo dedicado à história da parceria entre Tecpar e Japão.

O exemplar foi entregue pela organizadora e idealizadora do projeto, Laura Hiroko Tamaru, na presença dos demais membros da comissão de edição do livro: Fujio Takamura (presidente), Hatiro Tamaru (vice-presidente) e Teichum Hiramastu (tesoureiro).

Celso Kloss destacou a importância da obra que conta um pouco da história desse meio século de união das duas regiões, e reforçou a importância da continuidade da parceria entre Tecpar e Japão para novos projetos conjuntos. 

“Parabenizo a todos os organizadores por este excelente trabalho, que retrata e valoriza a longa parceria entre a província de Hyogo e o Paraná, que trouxe várias conquistas para ambos os lados. Queremos que essa relação de irmandade se mantenha e se fortaleça a cada ano”, afirmou.

O jubileu de ouro da irmandade aconteceu em 2020, no entanto o livro só foi publicado agora devido à pandemia de Covid-19.  

OBRA – A história de amizade entre o Japão e o Tecpar é destacada nas páginas 124 a 129 do livro.  O texto fala sobre a sede do Tecpar no câmpus CIC, construída a partir da cooperação entre Governo do Paraná e a Japan International Cooperation Agency (Jica), agência de fomento do governo japonês. O acordo, que incluía capacitação de técnicos do Tecpar, trouxe a inauguração do Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão do Paraná, que hoje são a sede administrativa do instituto e o bloco do complexo industrial.

A parceria com o Paraná também trouxe a concretização de outras várias missões econômicas, científicas e culturais, além da vinda de empresas japonesas de grande porte e o intercâmbio de estudantes e profissionais de várias áreas que cresceram em conhecimento e tecnologia de primeira geração, resultado da aproximação entre as duas culturas

GALERIA DE IMAGENS