Em visita ao Tecpar, ministro da Ciência e Tecnologia destaca papel estratégico do instituto 26/05/2022 - 11:46

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou nesta quinta-feira (26) ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, seus principais projetos na área de biotecnologia em saúde e para o estímulo ao empreendedorismo tecnológico inovador.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, mostrou ao ministro as principais ações que o instituto promove atualmente, desde os editais de chamamento público na área da saúde, para fornecer ao Ministério da Saúde novos produtos, até o trabalho realizado pela Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), que está com processo seletivo aberto para empreendedores que queiram contar com o apoio do instituto para o desenvolvimento de seus negócios.

O ministro Paulo Alvim, que após a reunião na sede do Instituto conheceu o complexo laboratorial e a unidade de produção da vacina antirrábica animal, destacou que o Tecpar é fundamental para a sociedade brasileira como estrutura de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e laboratório produtor e fornecedor de serviços ao país. “A Covid-19 nos mostrou a importância de termos estruturas como o Tecpar. Por essa razão, é estratégico fortalecer o que já se faz aqui, ampliar sua capacidade produtiva e sua capacidade laboratorial e de pesquisa. Estamos falando de soberania tecnológica e a atuação do Tecpar dá orgulho não só para os paranaenses, mas como para o Brasil”, salientou Alvim.

VÍNCULO – O Tecpar tem um vínculo de atuação histórico com o Ministério. Desde a fundação do programa do ministério, há 17 anos, o Tecpar atua junto ao Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), canal especializado para fornecer gratuitamente informações técnicas a pessoas físicas e jurídicas. Nesse período, o Tecpar realizou mais de 6 mil respostas técnicas, elaborados por especialistas, atendendo a mais de 16 mil usuários entre demandas e consultas.

Em outra frente, o Tecpar conta com 19 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em andamento, com ações voltadas a trazer melhorias e novas soluções para a sociedade brasileira, nas mais diversas áreas em que atua e com propostas para a criação de novos métodos, produtos e processos.

O presidente do Tecpar ressaltou que a visita do ministro ao instituto, que ocorre em ação conjunta com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), é importante para reforçar o posicionamento do Tecpar no cenário nacional como Instituto de Ciência e Tecnologia. “O Tecpar existe desde 1940 para atuar com foco nas demandas da sociedade. Recebemos apoio do ministro para seguirmos com as ações que estão em andamento e para os novos projetos que o Tecpar desenvolve”, disse Jorge Callado, que também é conselheiro deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição vinculada ao MCTI.

PRESENÇAS – Além do ministro Paulo Alvim e do diretor-presidente Jorge Callado, participaram da reunião o presidente da Abipti, Paulo Foina; Diego Silva Menezes, vice-presidente da Abipti pela Região Nordeste; Flaudemira Paula, diretora executiva da Abipti; Luiz Fernando Vianna, presidente do Lactec; Iram de Rezende, diretor Industrial da Saúde do Tecpar; Carlos Pessoa, diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar; e Adrianne Correia Pereira, Procuradora Jurídica do Tecpar.