Encontro científico celebra Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 15/02/2023 - 15:21

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, lembrado em 11 de fevereiro, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) realizou, nesta quarta-feira (15), um encontro de divulgação científica para todos os colaboradores, no auditório do Instituto.

Na ocasião, colaboradoras do Tecpar que atuam em áreas diversas apresentaram seus trabalhos de pesquisa e compartilharam atualizações sobre os temas abordados. Elas também apontaram as melhorias e a importância de seus trabalhos científicos para o desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços do Tecpar.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que ao longo de sua história o Instituto sempre foi reconhecido pelo seu apoio à produção e divulgação científica.

“O Tecpar é um celeiro de grandes pesquisadores, e as mulheres sempre se destacaram e tiveram uma participação importante em todos os avanços conquistados aqui. Hoje vemos com muita alegria que elas continuam se destacando e fazendo a diferença em vários campos da ciência e da produção científica”, afirmou.

O evento foi moderado pela gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos, Jaiesa Zych Nadolny. Ela apresentou estatísticas sobre a presença da mulher na ciência, atualmente.

“Dados mundiais apontam que menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres, e que somente 35% dos estudantes das áreas de estudo chamadas de STEM no exterior – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, são mulheres. Além disso, elas representam apenas 3% dos Prêmios Nobel em ciências”, disse Jaiesa, que possui pós-doutorado em Biologia Molecular e Celular de Células-Tronco.

Confira abaixo os temas das pesquisas apresentadas pelas cientistas do Tecpar:

  • Pesquisas Clínicas no Tecpar, com a Dra. Meila Bastos de Almeida;
  • Estudos Ecotoxicológicos de Contaminantes Ambientais, com a Dra. Maristela Azevedo Linhares;
  • Métodos alternativos como tendência no controle de qualidade da vacina antirrábica, com a Dra. Luciene Airy Nagashima;
  • Função da vacina BCG na modulação do sistema imune, com a Ma. Beatriz Lourenço Correia Moreira;
  • Medidas de eficiência de alta conversão fototérmica para polímeros semicondutores e nanopartículas de fulereno. Um estudo multidisciplinar, com a Ma. Luciana Barreto Adad.

DIA INTERNACIONAL - A data da comemoração estabelecida pela ONU e tem como objetivo inspirar e engajar mulheres e meninas a seguirem na área da ciência.

GALERIA DE IMAGENS