Estado e Fiep assinam acordo para fortalecer atuação de parques tecnológicos no Paraná 29/09/2023 - 13:38

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) assinaram nesta sexta-feira (29) um memorando de entendimentos para fortalecer ações conjuntas entre seus parques tecnológicos. O propósito é viabilizar oportunidades de cooperação em projetos de inovação em âmbito estadual e iniciativas que possam agregar aos parques, bem como ao ecossistema de inovação local.

Tanto o Tecpar quanto o Sistema Fiep receberam recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para apoio ao desenvolvimento aos seus Parques Tecnológicos.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, a intenção do acordo é ampliar e fortalecer os ambientes de inovação no Paraná, com foco em aumentar a sinergia entre as instituições. "Os parques tecnológicos são importantes ativos de inovação no país e o acordo entre o Tecpar, a Seti e a Fiep irá incrementar as estruturas de inovação tecnológica no nosso Estado. Com isso, podemos trabalhar conjuntamente nas ações que promovam a inovação", disse.

Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a cooperação da entidade com o Tecpar e a Seti vai potencializar os parques tecnológicos em implantação no Paraná. “São instrumentos importantes para o desenvolvimento industrial e é fundamental termos o apoio de diferentes esferas de governo e de instituições de pesquisa. Esta parceria vai dar impulso a essas inciativas, fortalecendo ainda mais a indústria paranaense”.

Segundo o diretor-geral da Seti, Jamil Abdanur Junior, esse ato é mais um aceno para fortalecer o trabalho colaborativo que vem sendo desenvolvido entre a Seti, o Tecpar e a Fiep ao longo dos últimos anos. “Essa união de esforços, no sentido de viabilizar uma política pública ou uma proposta que beneficie todos os cidadãos paranaenses, trará benefícios para essas instituições e para o sistema como um todo. A ciência no Paraná vive um momento especial e é extremamente importante que outros parques que serão criados ou já implementados também possam ser beneficiados com essa parceria”, afirmou.

O secretário-executivo do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), José Maurino Oliveira Martins; e Ariane Hinça Schneider, da Fiep, também estiveram presentes na solenidade de assinatura do acordo.

PARQUE TECNOLÓGICO DA SAÚDE – O Tecpar é referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano. No Parque Tecnológico da Saúde, localizado em Curitiba, estão instalados, além do próprio Tecpar, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), que desenvolve soluções focadas em saúde e bem-estar social, e o Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná.

O parque também abriga a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), considerada a principal porta de entrada para empresas inovadoras e de base tecnológica da área da saúde. A Intec atua para inserir no mercado produtos e serviços desenvolvidos por essas empresas.

O projeto do Tecpar aprovado pela Finep prevê R$ 14 milhões para a modernização da estrutura de laboratórios multiusuários de saúde e meio ambiente do Parque Tecnológico da Saúde. A partir desse investimento, a instituição pretende agilizar diagnósticos e a proposição de soluções para empresas instaladas no próprio parque e também demandas externas. O aporte financeiro será aplicado na aquisição de equipamentos e em obras de adequação física da estrutura laboratorial, a fim de dinamizar o atendimento às empresas associadas e incubadas.

PARQUE TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA – Sediado no Câmpus da Indústria Sistema Fiep, em Curitiba, o Parque Tecnológico da Indústria é um complexo científico-tecnológico com foco em mobilidade, impulsionado pelo Senai Paraná, com apoio do IPPUC, UFPR e Senai Santa Catarina e financiado pela Finep, que será inaugurado no primeiro semestre de 2024. Por meio de todas as suas soluções, parcerias e infraestrutura, objetiva desenvolver tecnologias para gerar inovação, bem-estar, crescimento econômico e desenvolvimento social. Inicialmente, o foco será em transporte público, veículos leves de cargas/pessoas e micromobilidade.

O complexo do Câmpus da Indústria já conta com Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, Aceleradora de Startups, Habitat Senai, Agência de Fomento, Educação Superior, Institutos de Pesquisa e Órgãos do Governo, como a Fundação Araucária.

GALERIA DE IMAGENS