Frente Parlamentar do Coronavírus da Alep visita Tecpar para conhecer ações na área da saúde 20/11/2020 - 11:57

A Frente Parlamentar do Coronavírus, da Assembleia Legislativa do Paraná, realizou uma visita técnica ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) nesta sexta-feira (20) para conhecer detalhes do projeto paranaense para a vacina contra a covid-19.

O Governo do Paraná e o Fundo de Investimento Direto da Rússia possuem um memorando de entendimentos para cooperação técnica sobre a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. A parceria tem a expectativa de realização da fase 3 dos estudos clínicos da vacina no Brasil, bem como uma eventual produção no país, por meio do Tecpar.

O coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, deputado Michele Caputo, destacou que a reunião foi esclarecedora. “O processo tem acontecido de maneira muito transparente. Eu, como paranaense, profissional da saúde e deputado estadual eleito pela causa da saúde me sinto com muita tranquilidade para, na segunda-feira, na sessão da Assembleia Legislativa, fazer um relato detalhado e animador desta visita", salientou.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, um dos principais critérios no desenvolvimento de projetos relacionados à Covid-19 é a transferência de tecnologia para o Paraná. "O Governo do Paraná, desde o início da pandemia de Covid-19, tem realizado ações para oferecer à sociedade brasileira soluções para o enfrentamento da doença. O Tecpar avalia, como laboratório público oficial, potenciais parcerias, seja na área de vacinas ou em novos produtos e serviços para combater o coronavírus. Por essa razão, o Tecpar tem sido procurado por companhias farmacêuticas para tratativas sobre eventuais projetos conjuntos na área da saúde e o nosso foco é a transferência de tecnologia para fortalecer o Estado", destacou.

Após a reunião de apresentação do projeto, os representantes da Frente Parlamentar do Coronavírus conheceram os laboratórios do Tecpar de produção de álcool antisséptico e de vacina antirrábica veterinária.

FRENTE PARLAMENTAR – Além do Tecpar, os representantes da Frente Parlamentar do Coronavírus visitaram, nesta sexta-feira, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, que também está instalado no Parque Tecnológico da Saúde. Estão previstas ainda visitas da Frente Parlamentar do Coronavírus ao Instituto Butantã e à Pfizer, ambas em São Paulo, e na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião o Cônsul Honorário da Rússia, Acef Said; os diretores da Indústria da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende; de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Junior; de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa; de Administração e Finanças, Marcos Alfredo Bonoski; Ricardo Gil, secretário da Frente Parlamentar do Coronavírus; e Marcio Almeida, assessor parlamentar.

GALERIA DE IMAGENS