Governador em exercício enfatiza importância do Tecpar para parcerias estratégicas em saúde 07/07/2025 - 16:49

O governador em exercício Darci Piana recebeu, nesta segunda-feira (7), no Palácio Iguaçu, uma comitiva da biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em projetos na área da saúde. O propósito da visita, que contou com a participação de diretores do Tecpar e do vice-presidente de Negócios Internacionais da Sinovac, Weining Meng, foi de reafirmar o interesse da empresa asiática em desenvolver produtos da área da saúde em conjunto com o instituto paranaense.

O Tecpar submeteu quatro projetos de produção de vacina para fornecimento ao Ministério da Saúde, dentro do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Os projetos são fruto de chamamento público e a empresa parceira é a chinesa Sinovac.

A PDP é uma política pública que visa a transferência de tecnologia de laboratórios privados para um laboratório público, com o objetivo de fabricar determinado medicamento em território nacional. O Ministério da Saúde coordena o processo para apoiar a produção nacional de produtos considerados estratégicos para o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Se aprovado, o Tecpar poderá produzir e fornecer, junto com a Sinovac, vacinas contra a raiva humana, varicela e poliomielite, além da vacina Pneumo 23, que protege contra doenças causadas por 23 tipos de pneumococos. Esses projetos estão em fase de análise pelo Ministério da Saúde e o resultado deve ser conhecido ainda neste ano.

O governador em exercício Darci Piana elogiou a parceria realizada pelo Tecpar com a Sinovac, salientando o grau de inovação envolvido no projeto. "O Tecpar merece nosso respeito pelo trabalho que tem feito e pelo que pode fazer. O Governo do Estado quer fazer do Paraná o centro econômico e logístico da América do Sul e essa parceria na área da saúde entre Tecpar e Sinovac vai neste sentido, de apoiar o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado", pontuou.

MARINGÁ - A intenção é realizar a produção dessas vacinas a partir de Maringá, no Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Tecpar. A obra alcançou 40% neste mês e segue avançando com a expectativa de ser finalizada até 2026. Lançado oficialmente em novembro de 2024, o novo campus do Tecpar recebe investimento de R$ 24 milhões do Governo do Estado.

A atual fase está relacionada à infraestrutura no local, um terreno doado pela Prefeitura de Maringá ao Tecpar, com área de 100 mil metros quadrados. Nesta etapa, estão previstas obras de asfaltamento e cercamento da área e a construção de um prédio administrativo e central de utilidades, dentre outras edificações necessárias para o funcionamento do parque.

Após a finalização dessa etapa, novos investimentos, públicos e privados, serão realizados no parque tecnológico, que tem como vocação a produção de insumos estratégicos para o Ministério da Saúde, bem como parcerias para a Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos.

FUNDO PARANÁ - Os recursos para a construção do parque tecnológico são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para o financiamento de projetos em áreas estratégicas do Paraná. A previsão é que a obra seja realizada até o fim de 2026.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o secretário da Saúde, Beto Preto; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o diretor-geral da Secretaria da Saúde; Cesar Neves; o diretor de Novos Negócios Institucionais do Tecpar, Celso Kloss; o diretor Industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende; o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Lanes Randal Prates Marques; a procuradora jurídica do Tecpar, Adrianne Correia; a gerente do Centro de Transferência de Tecnologia Tecpar, Carolina Perottonni; e o professor da Universidade de São Paulo, Dimas Covas.

GALERIA DE IMAGENS