Intec é modelo em gestão de incubadoras tecnológicas 06/11/2003 - 00:00

 

Foi aberto em Curitiba, nessa quarta-feira (5/11) o I Workshop Binacional de Gestão de Incubadoras de Base Tecnológica. A promoção é da Incubadora Tecnológica do TECPAR (INTEC) e o evento deve se estender até a sexta-feira, com programação integral.

O workshop integra o projeto da Organização dos Estados Americanos (OEA) para desenvolvimento de parques tecnológicos na América do Sul e a indicação da incubadora do Tecpar como base de todo o trabalho é fruto da bem sucedida experiência que a INTEC possui e sua repercussão internacional, especialmente no Mercosul. O objetivo é proporcionar o nivelamento de conhecimentos para gerentes de incubadoras de empresas da Argentina, tendo por base a experiência paranaense.

Durante a palestra de abertura do Workshop, Mariano de Matos Macedo, presidente do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), ressaltou a importância do evento estar acontecendo no Paraná: "Estamos dando um passo importante para a construção de melhores bases técnicas para a gestão de incubadoras tecnológicas no Brasil. Esse curso é um marco na história da gestão de incubadoras e estamos muito satisfeitos com a oportunidade de organizá-lo em conjunto com a OEA e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo da Argentina – SECYT, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação daquele país."

O diagnóstico que apontou a incubadora do Paraná com o perfil e potencial adequado para o trabalho foi realizado pelo governo argentino, coordenador do projeto. Em maio deste ano, a gerente da INTEC Rosi Mouro esteve na Argentina conhecendo as seis incubadoras selecionadas para receber orientações. "A escolha foi um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido aqui" , declarou Rosi.

 

A INTEC

 

Primeira incubadora de base tecnológica do Paraná, a INTEC tem um importante papel no apoio à criação de empresas de sucesso e na expansão da cultura empreendedora no estado. Criada em 1989, a incubadora já graduou 20 empresas, que lançaram mais de 140 novos produtos no mercado e geraram 430 empregos diretos e cerca de 1720 indiretos. Em 2002, as empresas graduadas, em conjunto, faturaram aproximadamente R$ 87,9 milhões.

A INTEC dispõe de vagas para projetos inovadores nas seguintes áreas: eletro-eletrônica, informática, novos materiais, metal-mecânica, engenharia biomédica, biotecnologia, alimentos, design, tecnologia da informação, gestão ambiental, gestão do conhecimento e gestão e tecnologia urbana.

 

(ll/lax) 5/11/2003 16:20 Iworkshopbinacional