Palestra orienta empreendedores sobre propriedade intelectual 10/03/2022 - 14:19

Nesta quinta-feira (10) o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), por meio de sua Agência de Inovação, realizou uma palestra online sobre os aspectos relacionados à proteção da inovação, por meio de propriedade intelectual. A apresentação foi ministrada pelo advogado especialista em Direito da Propriedade Intelectual e Direito Eletrônico, Custódio Cesar Castro de Almeida.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou a importância do apoio prestado pela Agência de Inovação às ações de disseminação da Propriedade Intelectual para inventores, startups e empresas paranaenses. “Este suporte técnico é fundamental para direcionar empreendedores que têm ideias e projetos inovadores e não sabem como desenvolvê-los e registrá-los”, afirmou Jorge Callado. 

PALESTRA – Na apresentação, Almeida falou sobre assuntos relacionados a marcas, patentes, desenho industrial, registros internacionais, contrato. Ele também destacou a importância da proteção de propriedade intelectual para softwares.

“A proteção para softwares poderia ser um pouco mais ampla, mas de qualquer forma tudo ao nosso redor hoje tem algo relacionado ao software, por exemplo, nosso carro tem, nossa televisão, celular e relógio”, explicou o palestrante.

PASSO A PASSO – No Brasil, para se registrar uma patente, é necessário depositar um pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Depois de devidamente analisado, o depósito poderá se tornar uma patente, com validade em todo o território nacional.

Porém, antes disso, é recomendável que se faça uma busca para saber se não há nada igual ou semelhante já patenteado no Brasil e no mundo. A busca de anterioridade, realizada por meio de uma pesquisa em diversas bases internacionais de patentes e periódicos, é feita para identificar se existem outros produtos ou processos semelhantes.

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO – A Agência de Inovação do Tecpar desenvolve as atividades de prospecção e inteligência tecnológica, relativas à gestão da propriedade intelectual dos produtos, processos e serviços – do projeto à sua elaboração, com foco em oportunidades de negócio.

Em 2020, a unidade lançou o Selo de Inovação Tecpar, iniciativa voltada para empreendedores e empresários interessados em avaliar o potencial inovador de seus produtos ou conceitos. O Selo é mais uma ferramenta de apoio que o Tecpar oferece aos empresários que buscam validar suas ideias inovadoras na área de tecnologia, já que a validação do Tecpar representa um diferencial para o empresário na fase de busca de novos parceiros.

GALERIA DE IMAGENS