Paraná recebe missão comercial da Dinamarca e apresenta projetos verdes 03/10/2023 - 08:02

Uma comitiva de empresários e do Consulado da Dinamarca foi recebida nessa segunda-feira (2) no Paraná para apresentar e conhecer soluções inovadoras na área de resíduos sólidos e no tratamento de água e esgoto. 

A missão dinamarquesa foi recebida por representantes da Invest Paraná (a agência de atração e promoção de investimentos do Estado), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Do lado dinamarquês, além do consulado, participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias da Dinamarca e das empresas Victor Energy e Grundfos.

A visita é uma continuidade do acordo assinado no ano passado entre Invest Paraná e o Consulado da Dinamarca para promover a troca de experiências inovadoras nas áreas de reaproveitamento de resíduos para geração de energia e na digitalização de serviços públicos. O memorando assinado em 2022 estabelece um diálogo sobre soluções energéticas a partir do gerenciamento de resíduos, como, por exemplo, a produção de biogás e de biometano. Já no setor de digitalização de serviços públicos as negociações são para implementar soluções para aperfeiçoar os serviços oferecidos aos cidadãos.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, que apresentou as ações do instituto na reunião, ressaltou que há afinidade em assuntos previstos para serem trabalhados em conjunto entre o Paraná e Dinamarca, em especial sobre soluções energéticas. "O Tecpar tem forte atuação na área de energia e temos total interesse no compartilhamento de experiências entre as instituições paranaenses e dinamarquesas. A troca de conhecimentos entre instituições é fundamental para promover novos projetos inovadores no Paraná", salientou.

OPORTUNIDADES - O diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destacou que o momento é oportuno para o Paraná buscar parcerias nessas áreas. “Essa troca de ideias com os dinamarqueses é muito importante porque estamos lidando no Estado com o projeto do biogás e a Sanepar também passa por um momento importante de inovação e de possibilidade e abertura de novos negócios e parcerias internacionais”, enfatizou.

Ainda de acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, o encontro dessa segunda-feira evoluiu para possíveis futuras negociações. “As empresas saíram satisfeitas desse encontro pelas possibilidades reais de negócios. Já identificamos um possível parceiro de algo que eles buscam atualmente. Esperamos que essa parceria possa dar frutos em um curto prazo”, avaliou. 

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, disse que o encontro gerou uma troca de experiências, já que a Dinamarca possui importantes referências em saneamento. “Seguramente hoje os padrões de qualidade, aplicação de tecnologias e serviços ofertados aos cidadãos no Estado do Paraná pela Sanepar estão entre os melhores do mundo. Sabemos das boas referências que a Europa nos traz. Por isso, essa aproximação com entes internacionais nos faz sempre aprender, mas nos permite, também, compartilhar”, afirmou.

Ele apresentou algumas iniciativas em andamento, como as pesquisas para geração de hidrogênio renovável, as experiências de geração aeróbica e anaeróbica de biogás nas estações de tratamento de esgoto e as boas práticas para a destinação de lodo para agricultura.