Parceiro do Tecpar, Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner apresenta ações de P&D em reunião do Roadmap Biotecnologia 2031 16/02/2023 - 10:52

Em continuidade aos encontros para fortalecer a área de biotecnologia no Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Observatório Sistema Fiep, parceiros para a elaboração do Roadmap Biotecnologia 2031, no segmento da saúde, realizaram nesta quinta-feira (16) a primeira reunião de trabalho do ano. Nesta primeira reunião, o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner, a convite do Tecpar, apresentou ações de P&D na área da saúde - para o Ibeg, o Tecpar realiza análise de teor de titânio em próteses, como catéteres de uso oncológico.

O Tecpar foi convidado pelo Observatório Sistema Fiep para apoiar a construção de um mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no estado do Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031. O instituto tem papel de articulador de ações de curto, médio e longo prazo no segmento da saúde, incentivando a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o Tecpar, por coordenar as atividades de biotecnologia relativas ao segmento de saúde, participa dos grupos de trabalho de forma transversal. “O encontro dá continuidade aos trabalhos, que tem como objetivo a atuação em conjunto para buscar novas oportunidades para a indústria paranaense, fortalecendo ações de ciência e tecnologia e com foco em disponibilizar à sociedade novas tecnologias na área da saúde”, salientou.

PROPRIEDADE INTELECTUAL – Convidado pelo Tecpar para realizar uma apresentação na reunião desta quinta-feira (16), o diretor do Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (Ibeg), Emerson Czachorowski, realizou uma palestra mostrando ações da instituição em Pesquisa & Desenvolvimento na área da saúde.

O Ibeg é parceiro do Tecpar, que realiza análise de ligas de titânio, material amplamente utilizado na produção de próteses hospitalares. O Ibeg tem uma área voltada para o desenvolvimento e fabricação de próteses, cateteres centrais e materiais de uso hospitalar, dentre eles para uso oncológico. Para garantir a qualidade do produto, o Ibeg envia amostras ao Tecpar para fazer a caracterização do titânio que compõe o corpo do dispositivo. A avaliação das amostras realizada pelo Tecpar é necessária a fim de se garantir que o material está de acordo com os rígidos padrões de qualidade do Ibeg, conforme normas internacionais.