Parque Tecnológico do Norte Pioneiro terá plano de trabalho 05/11/2012 - 12:28


Aconteceu na última semana, no campus do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em Jacarezinho, a 7° reunião para tratar do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro.

O parque está sendo constituído no próprio local e deverá ser expandido gradualmente por toda a região com leis de incentivo à inovação e apoio das diversas instituições públicas e privadas envolvidas.

Ficou definido que os parceiros neste projeto indicarão competências para participação na construção do plano de trabalho, que acontecerá no dia 11 de dezembro. As reuniões sobre o parque acontecerão em intervalos de 45 dias.

De acordo com assessor da presidência do Tecpar designado para condução da implantação do parque, Carlos Macedo, uma das primeiras iniciativas práticas será a instalação de uma incubadora tecnológica com possibilidade para abrigar até seis empresas inovadoras imediatamente.

Segundo Macedo, serão realizados diversos treinamentos para indicados pelas instituições parceiras sobre o processo de incubação e a metodologia utilizada. “Uma das pessoas envolvidas no parque desde o primeiro encontro, a professora e doutora Maria Lúcia Vinha, da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp), se colocou a disposição para promover oficina de criatividade”, disse Macedo. Ele destacou também que o representante do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) presente na reunião, José Carlos Santos, “manifestou a possibilidade do DER fazer o levantamento topográfico para urbanização e arruamento do condomínio que irá abrigar as empresas integrantes do parque tecnológico”, completou.

A reunião também discutiu o ingresso de novos parceiros ao projeto, entre os quais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Faculdade de Direito de Jacarezinho.

Participaram desta 7° reunião a prefeita de Jacarezinho Valentina Toneti e o secretário municipal de planejamento André Luiz Leite, o representante do Sebrae, Odemir Campelo, do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Luiza Ribeiro Medeiros, do DER, José Carlos Santos, da Uenp, Maria Lúcia Vinha e do Tecpar, além de Macedo, também esteve presente Luciano Bernardes.