Prédios públicos e símbolos do Paraná ficam rosa para despertar o alerta da prevenção ao câncer 10/10/2022 - 08:43

Prédios públicos, repartições e pontos turísticos icônicos do Paraná ganharam um colorido especial neste mês de outubro, entre eles a sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Tudo por uma boa causa: usar o rosa para despertar a atenção para a saúde da mulher, com enfoque na prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estima que neste ano, no Paraná, devam ser registrados mais 3.470 novos casos de câncer de mama e 990 novos diagnósticos de câncer do colo do útero. O de mama é um dos mais comuns em mulheres e é causado pela multiplicação anormal de células, que formam um tumor, podendo ainda invadir outros órgãos. O de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente (exceto o câncer de pele não melanoma) e corresponde à quarta causa de mortes pela doença no Brasil.

A redução no número de casos, contudo, pode chegar a até 30% com prevenção e bons hábitos.

CAMPANHA – Desde 2019, o governo estadual promove a campanha do Outubro Rosa, que dissemina a conscientização sobre a necessidade do controle do câncer de mama. O objetivo é motivar a prevenção, também, do câncer do colo de útero em todo o Estado, envolvendo os municípios, a fim de contribuir ainda mais com o movimento internacional que acontece ao longo do mês.

Para reforçar os cuidados, a Secretaria da Saúde elaborou uma Nota Técnica com orientações sobre a doença e ações a serem desenvolvidas pelos municípios. O documento, direcionado aos gestores e profissionais da Rede de Atenção à Saúde, busca a mobilização, o compartilhamento de informações e rastreamento para a realização de exames periódicos das mulheres.

PRÉDIOS PÚBLICOS – Foram transformados em nome da conscientização, entre outros, os edifícios Palácio Iguaçu, sede administrativa do Governo do Estado; o Palácio Taguaré - Porto de Paranaguá; a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR); a Secretaria de Estado da Segurança Pública; o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); a Assembleia Legislativa do Paraná; o Hospital Universitário de Ponta Grossa; além do Museu Oscar Niemeyer e do Jardim Botânico, em Curitiba, dois dos pontos mais procurados do Estado para o turismo.

GALERIA DE IMAGENS