Projeto de voluntariado da Tecpar e Copel é reconhecido com prêmio nacional 15/12/2022 - 12:54

O projeto “Ciclo de Profissões”, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pela Copel, foi contemplado com o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2022, concedido pelo governo federal. A iniciativa que auxilia jovens estudantes da rede pública no planejamento da vida profissional foi reconhecida como o melhor projeto da Região Sul na categoria Voluntariado Empresarial.

Ele obteve a terceira maior nota do País e já havia conquistado o mesmo prêmio (que na época se chamava Viva Voluntário) em 2018, na categoria Voluntariado no Setor Público.

“Esse reconhecimento valida os esforços de cada um dos voluntários e mentores que acreditaram neste projeto e abraçaram esta causa conosco. Temos a certeza de que esta iniciativa vai fazer a diferença na construção do futuro de muitos adolescentes, que receberam este apoio importante para o planejamento da sua vida profissional”, Hosana Lopes Francisco, coordenadora do programa de voluntariado do Tecpar.

A iniciativa deste ano também foi finalista do Prêmio Aplaude 2022 – Ações Voluntárias que Transformam, promovido pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), com curadoria do Pacto Global e apoio da UNV (United Nations Volunteers).

OPORTUNIDADE - O projeto voluntário começou em 2021 e teve nova edição este ano, oferecendo mentoria para estudantes de Ensino Médio de escolas públicas, com o objetivo de auxiliar no planejamento de suas carreiras.

“Nossa ideia é oportunizar esse contato com quem já está no mercado, para que os estudantes possam conhecer um pouco do dia a dia de determinada profissão e as trilhas possíveis para desenvolver-se profissionalmente”, explica a coordenadora do programa de voluntariado corporativo EletriCidadania, Adriana de Campos Souza.

A Copel e o Tecpar coordenaram o projeto em conjunto e promoveram o treinamento de seus colaboradores – foram 32 voluntários do instituto e 158 da companhia, somando 190 pessoas. Eles falam sobre suas áreas de atuação e orientam os jovens em palestras divulgadas em vídeos. Até agora, 144 jovens foram beneficiados pelo projeto, que totaliza 852 horas dedicadas às atividades.

Os vídeos da mostra de profissões que contam como é o dia a dia de trabalho de diferentes profissionais já foram vistos mais de 3,8 mil vezes.

VOLUNTARIADO – O programa de voluntariado Tecpar em Ação foi criado em 2018 para fomentar o trabalho voluntário entre os colaboradores, o programa desenvolve ações próprias e também atua em parceria com instituições sociais e outros programas de voluntariado.

Atualmente são 70 colaboradores inscritos no programa, que em quatro anos dedicaram 2.033 horas ao trabalho voluntário. Neste período, 11.589 pessoas e 43 instituições foram beneficiadas com ações solidárias. Grande parte dos beneficiados são crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Entre as inciativas solidárias estão campanhas de arrecadação e doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e brinquedos. Na área educativa, foram realizadas palestras técnicas, mostra de profissões e mentoria de orientação profissional para jovens e adolescentes, reforço escolar, aula de música e arrecadação de livros infantis.

O programa participou ainda de ações compartilhadas, como as campanhas de doação de sangue e incentivo ao plantio de árvores, ao lado do IBMP, Fiocruz e Prefeitura de Curitiba, e colaborou com iniciativas da Superintendência Geral de Ação Solidária. Na área de sustentabilidade, colaborou com projetos incentivam a coleta de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico.