Secretária de Educação de Curitiba conhece soluções desenvolvidas pelo Tecpar 08/03/2022 - 16:44

Nesta terça-feira (8), a secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, esteve no Tecpar para conhecer as soluções desenvolvidas pelo Instituto e que podem ter aplicação nos serviços de gestão educacional. Ela foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Durante a reunião, Jorge Callado ressaltou que o Instituto está à disposição para atender as demandas do setor público, oferecendo soluções que possam contribuir para a prestação de serviços de qualidade para a população. 

“Como laboratório público de referência, o Tecpar é credenciado pelos principais órgãos de controle, como Anvisa e Inmetro, para realizar uma ampla gama de avaliações de conformidade, certificações e ensaios laboratoriais. Toda sua estrutura, com seu complexo laboratorial de ponta e corpo técnico qualificado, está à serviço da sociedade ”, afirmou.   

Para Maria Sílvia, o Tecpar, como instituto de ciência e tecnologia de excelência, tem muito a contribuir, no sentido de referendar ações que já são cuidadosamente realizadas pela secretaria municipal de Educação. “Nasce hoje uma parceria entre a secretaria e o Tecpar. A excelência que o Instituto realiza seus serviços e pesquisas pode nos ajudar muito a melhorar nossos processos internos”, disse a secretária.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS – Uma das soluções apresentadas foi a análise de alimentação escolar. O Tecpar tem tradição neste serviço, realizando o controle de qualidade dos alimentos fornecidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) aos estabelecimentos estaduais de ensino. Os alimentos fornecidos nas escolas municipais de Curitiba também podem vir a contar com o apoio do instituto.

Outro ponto destacado na reunião foi o apoio que o Tecpar oferece para elaboração de editais. Por meio de consultoria técnica e assessoria o Instituto apoia prefeituras e órgãos públicos de todo o País na elaboração de editais de licitação para compra de produtos.

Este serviço orienta gestores e servidores públicos sobre como definir critérios mínimos de qualidade para a aquisição de produtos como mobiliário, materiais escolares, materiais de escritório, entre outros itens.  

Os técnicos do instituto auxiliam todo o processo de compra, desde a elaboração do Termo de Referência, com a descrição técnica do produto, até a análise de conformidade dos materiais entregues ao contratante após a compra para assegurar o atendimento à legislação e demais normas.

PRESENÇAS – Participaram do encontro, além do diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e da secretária Municipal de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, o superintendente executivo da secretaria, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional da secretaria, Andresssa Woellner Duarte Pereira; a chefe de gabinete da secretaria, Luciana Cristina Nunes de Faria; o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar,  Lindolfo Luiz Junior; e a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão.

GALERIA DE IMAGENS