Setor produtivo do Paraná terá acesso à rede tecnológica de informações 17/10/2003 - 00:00


Implantação de um serviço em rede vai facilitar o acesso à informação técnica

O governo estadual deu mais um passo para a concretização de um projeto estratégico que vai facilitar a articulação e o compartilhamento do conhecimento tecnológico para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas do Paraná.

As universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste (Unioeste), e do Centro-Oeste (Unicentro) receberam da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, os equipamentos necessários (computador, impressora e scanner) para implantar a Rede de Inovação e Tecnologia do Paraná nas instituições de ensino e identificar as demandas tecnológicas, promovendo o acesso à informação e serviços tecnológicos para empresas paranaenses.

A rede vai viabilizar a transferência de tecnologia e aproximar as instituições de ensino e pesquisa da iniciativa privada. Trata-se de uma parceria entre as instituições, criada com o objetivo de promover, de forma colaborativa e cooperativa, a aproximação da produção de conhecimento científico e tecnológico aos setores produtivos. A Ritec, como a rede foi denominada, pretende, mediante processos de transferência de tecnologia, promover uma revitalização econômica e um aumento da competitividade empresarial.

A coordenação do projeto é do Tecpar e faz parte da política para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado da instituição, sobretudo de apoio ao setor empresarial e industrial brasileiros. O projeto vai integrar as diversas unidades do Tecpar, uma vez que os serviços oferecidos pela Rede envolvem os especialistas do quadro do Instituto. O próximo passo é a realização de um cadastro de especialistas de todas as instituições envolvidas.

 

Juh ritec.doc 16.10.03