Técnica do Tecpar assume Diretoria de Desenvolvimento Institucional no IBMP 17/06/2021 - 12:41

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) indicou uma nova representante para assumir a Diretoria de Desenvolvimento Institucional do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Meila Bastos de Almeida, médica veterinária do Tecpar, mestre e doutoranda em Saúde Única com ênfase em diagnósticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Meila, que atua no Tecpar há 11 anos, vai buscar, com sua indicação, uma maior interação entre os dois institutos, que estão instalados no Parque Tecnológico da Saúde.

O IBMP, assim como o Tecpar, atua no desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial de soluções para a saúde, com destaque para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Tecpar, por ser partícipe do consórcio tecnológico fundador do IBMP, tem a participação na direção do instituto, em um cargo não remunerado. Compõem ainda o consórcio tecnológico fundador a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

VALORIZAÇÃO - O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que a indicação de Meila para a diretoria no IBMP é um reconhecimento ao corpo técnico do Tecpar, como forma de valorização dos colaboradores que buscam o desenvolvimento acadêmico e profissional e, com isso, aprimoram as atividades no instituto. "A indicação da Meila, uma profissional do quadro técnico e ‘tecpariana de raiz’ faz esse reconhecimento, além de ampliar a representatividade feminina em cargos decisórios. Queremos formar novas lideranças no corpo técnico e vamos tornar esse cargo rotativo, para que outros técnicos do Tecpar possam contribuir na relação entre os dois institutos", observa o diretor-presidente.

Meila, que tem mestrado em Saúde Única com ênfase em diagnósticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e agora está finalizando o doutorado na mesma área, destaca que vai buscar uma gestão focada na aproximação técnica entre as duas instituições. "Minha indicação é um reconhecimento ao corpo técnico do Tecpar, que, com seu trabalho, dão suporte às decisões da diretoria do Tecpar. Pretendo abrir caminho para outros colegas que virão, que podem também vir a assumir cargos importantes na instituição", ressalta.

PARCERIA – No Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar, câmpus CIC, estão instalados, além do próprio Tecpar, o IBMP e o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná.

A parceria entre Tecpar e IBMP iniciou em 1999, quando o Instituto de Tecnologia do Paraná apoiou a fundação do IBMP. Ao longo de sua trajetória, o IBMP consolidou-se como Instituição Científica e Tecnológica (ICT), colaborando com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país e com o abastecimento da rede pública de saúde.

Em 2020, o IBMP e o Tecpar implantaram em caráter emergencial a Unidade de Apoio para Diagnóstico do Covid-19, para atender a demanda pelos testes moleculares. Com a estrutura, a unidade se tornou referência no diagnóstico molecular para a Região Sul.