Técnicos da Funed visitam o Tecpar 24/09/2021 - 12:52

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta quinta-feira (23), técnicos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Minas Gerais, que estão no Paraná para conhecer a estrutura do complexo laboratorial do Estado.  A Funed é um instituto brasileiro de ciências biológicas e tecnologia, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de MG. 
Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, os dois laboratórios públicos têm potencialidades mútuas de cooperação, por isso é importante estreitar a relação e trocar experiências. 
“Os laboratórios públicos têm um papel muito importante para a saúde pública, especialmente no momento que estamos vivendo. Estamos à disposição da Funed para fomentar parceiras e trabalharmos juntos na entrega de soluções para a sociedade brasileira”, destacou. 
Segundo o presidente da Funed, Dario Brock Ramalho, o Paraná tem um trabalho muito avançado na área da saúde, que foi demonstrado ao longo da pandemia. 
“O Paraná tem um amadurecimento administrativo e jurídico institucional à nossa frente, por isso estamos aqui para entender as soluções desenvolvidas no Estado e ver o que podemos aplicar. Temos muito o que aprender com os avanços do Tecpar nos últimos anos”, afirmou o presidente da Funed.   
Presenças - Também participaram da reunião  o diretor industrial da Saúde do Tecpar, Iram Rezende; o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Funed, Guilherme Rodrigues Moreira; o diretor Industrial da Funed, Bruno Pereira; o diretor do Instituto Octávio Magalhães da Funed, Glauco de Carvalho Pereira.