Tecpar Fiocruz, e IBMP alinham ações para fortalecer o Parque Tecnológico da Saúde 20/04/2022 - 16:58

As três instituições que atuam em consonância no Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar reuniram-se nesta quarta-feira (20), para tratar sobre parcerias estratégicas para o fortalecimento de ações em prol da saúde pública brasileira. 

Atualmente, estão instalados no Parque Tecnológico da Saúde o Tecpar; o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná; e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), criado em parceria entre o Governo do Paraná e Fiocruz.

O vice-presidente de Produção da Fiocruz-PR, Marcos Krieger, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Barbosa, foram recebidos pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado e demais diretores do Instituto.

Durante a reunião, Jorge Callado destacou que o trabalho conjunto entre as instituições fortalece o Parque Tecnológico da Saúde e o papel do Paraná como protagonista na área de pesquisa e tecnologia em saúde. 

“O Tecpar, a Fiocruz, e o IBMP são instituições de referência, que sempre trabalharam em conjunto em projetos importantes para a saúde pública, com iniciativas voltadas ao fornecimento de novas soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS) ”, afirmou Jorge Callado. 

INICIATIVAS -  Entre as iniciativas conjuntas para atender as demandas da saúde pública brasileira está o acordo para viabilizar a instalação de uma infraestrutura para a produção das proteínas carreadoras usadas em diversas vacinas. Em outra frente, foi assinado um termo que possibilita a implantação de um Centro de Saúde Pública de Precisão no Parque Tecnológico da Saúde. Além de promover ganhos para a saúde pública brasileira, estas iniciativas podem trazer investimentos na área de biotecnologia para o Estado.

Outra ação importante que resultou do trabalho conjunto foi implantação da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, instalada pelo IBMP no câmpus CIC do Tecpar. O laboratório de ponta reforçou o processamento dos exames RT-PCR e ampliou a testagem no Paraná durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19.