Tecpar amplia escopo de serviços no Inmetro para oferecer novas soluções para indústria 20/06/2022 - 08:26

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ampliou seu escopo de serviços acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para oferecer novas soluções tecnológicas à indústria brasileira. A acreditação é o reconhecimento internacional de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente.

Foram acreditados no Inmetro novos ensaios de migração total em embalagens e equipamentos de cerâmica, vidro ou metal esmaltados ou vitrificados, de determinação de cádmio e chumbo extraídos de superfícies dessas substâncias, além de 32 ensaios em fertilizantes.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, com essa ampliação, o Instituto segue sendo referência na área de ensaios e soluções tecnológicas para a indústria brasileira. “Os resultados produzidos por um laboratório acreditado pelo Inmetro têm a garantia de serem tecnicamente válidos e são aceitos dentro e fora do Brasil. Nossos clientes têm a certeza da qualidade e precisão em cada resultado, fruto do profissionalismo e comprometimento da equipe técnica”, explica.

Consulte o escopo dos ensaios acreditados AQUI.

PRODUTOS CERÂMICOS – O Tecpar oferece uma série de ensaios laboratoriais que contribuem para garantir a qualidade de produtos industrializados, a fim de proteger a saúde pública. Um deles é a análise de embalagens para uso em contato com alimentos, que avalia a conformidade destes produtos com regulamentações nacionais e internacionais.

Mais do que atender a uma exigência técnica, a empresa que busca o controle de qualidade demonstra respeito ao consumidor e responsabilidade com a saúde pública e com a sustentabilidade, explica Daniele Adão, gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar.

“As embalagens e materiais destinados ao contato com alimentos podem transferir substâncias que representam risco à saúde do consumidor. Por isso, a Anvisa estabelece requisitos que visam garantir a segurança de uso destes produtos”, detalha.

O Grupo Oxford, cliente do Tecpar há cerca de 40 anos, contrata testes de cádmio e chumbo e migração total em produtos cerâmicos para contato com alimentos. De acordo com Mariele Prussak Kormann, supervisora de desenvolvimento de produtos da empresa, o instituto garante a confiabilidade dos testes apresentados e oferece agilidade no atendimento. “Estou no laboratório da Oxford há 20 anos, sempre trabalhei com o Tecpar. Para mim, a primeira opção é sempre o instituto, pois sei que podemos confiar nos resultados e no bom atendimento de sempre”, conta.

FERTILIZANTES – Os laboratórios do Tecpar também fazem avaliação de conformidade em corretivos agrícolas e fertilizantes, analisando tanto micro e macronutrientes quanto contaminantes. Esses ensaios visam ao atendimento da legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como objetivo regular o uso desses produtos na agricultura, evitando danos ao meio ambiente e à saúde da população.

“Um dos efeitos relacionados ao uso inadequado de fertilizantes, ou de produtos que não estão de acordo com as legislações vigentes, é a ação tóxica que uma substância provoca nas plantas, prejudicando seu desenvolvimento”, alerta Daniele.

Segundo Ronny Dalnei Mafra, coordenador de fertilizantes da Coamo, os serviços prestados pelo instituto garantem o controle de qualidade dos estoques das unidades, o que proporciona o melhor produto ao cooperado. “O Tecpar nos fornece a análise química de corretivos calcítico e dolomítico desde 2011. Com o processo de envio dos resultados sendo digital, temos um ganho no tempo de resposta, podendo resolver questões rapidamente”, diz.

CREDIBILIDADE – Desde 2007 as competências do instituto são reconhecidas por órgãos certificadores. Para manter o reconhecimento da conformidade do laboratório, a cada dois anos é feita pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro uma avaliação para manutenção da acreditação.

A concessão da manutenção é emitida após especialistas inspecionarem os laboratórios e constatarem que a infraestrutura continua a atender as normativas para a realização de ensaios. As avaliações criteriosas asseguram que o laboratório tem condições técnicas para oferecer resultados de alta qualidade e confiabilidade.

Daniele Adão, gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, destaca que, ao contratar um laboratório acreditado, o cliente receberá resultados válidos e confiáveis com reconhecimento internacional. “Os ensaios são realizados por uma equipe técnica qualificada em laboratórios com condições ambientais controladas. Os equipamentos são calibrados regularmente e as amostras analisadas fazem parte de um rigoroso processo de identificação, rastreabilidade e armazenamento”, ressalta.