Tecpar apoia colaboradores que buscam aperfeiçoamento profissional 21/03/2022 - 15:21

A qualificação e atualização profissional contínua dos colaboradores é fundamental para que uma organização se mantenha competitiva e acelere seu processo de inovação. No Tecpar, os colaboradores recebem apoio para a realização de treinamentos especiais que, além do crescimento profissional, promovem a qualificação dos serviços prestados ou que possam abrir oportunidades de crescimento e novos negócios ao Instituto.

São considerados treinamentos especiais os cursos de pós-graduação “Lato Sensu” e “Stricto Sensu” em seus vários níveis (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Eles podem ser realizados dentro ou fora do horário de trabalho, com ou sem custeio financeiro pelo Tecpar.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o instituto possui programas de apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores, com foco em melhoria contínua e em novos conhecimentos para serem aplicados a favor da sociedade, reforçando a missão do Tecpar. “O desenvolvimento do Tecpar passa pelo crescimento profissional de nossos funcionários. Como um instituto de ciência e tecnologia, apoiamos a melhoria contínua, que traz ganhos aos colaboradores e à empresa como um todo”, salienta.

Novas oportunidades – Para aprofundar os conhecimentos técnicos e científicos na área de microbiologia de alimentos, área em que atua no Tecpar, a farmacêutica industrial Denise Honda Kitamura vai realizar o curso de extensão "Microbiologia de Alimentos e Processos", da Universidade de Campinas (Unicamp/SP). Denise, que já possui Mestrado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, vai participar do curso online no período noturno, totalizando de 360 horas de aula.

A analista de biotecnologia do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos Ana Paula Sbalqueiro, já possui o mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia Básica, e agora, com o apoio do Tecpar, vai iniciar o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo ela, o objetivo do projeto de doutorado é desenvolver um kit diagnóstico pelo método ELISA, que é um ensaio imunoenzimático para leucose enzootica bovina. Ela conta que no passado, no câmpus Juvevê, o Tecpar já produziu o teste por imunodifusão em gel de ágar (IDGA). “O propósito deste projeto é que no futuro, depois de desenvolvido, esse produto possa ser incorporado ao escopo do Tecpar. Também existe a previsão de que um artigo seja publicado na revista científica do Tecpar, oriundo desta pesquisa”, explica Ana Paula.

Graduada em Farmácia Industrial, a colaboradora da Divisão de Garantia da Qualidade e Assuntos Regulatórios Letícia Schiavo, por meio do treinamento especial, vai fazer o mestrado em Biologia Celular e Molecular, também pelo programa de pós-graduação da UFPR. “O objetivo desta pesquisa é desenvolver um kit diagnóstico para zoonose, que futuramente possa ser produzido pelo Tecpar”, detalha Letícia. 

Treinamento Especial - De acordo com a política interna do Tecpar, o apoio concedido pelo instituto para o treinamento especial pode ser a liberação do empregado durante o horário de trabalho (com ou sem reposição das horas não trabalhadas) e/ou o custeio das despesas oriundas do treinamento. 

Para solicitar o treinamento especial é preciso atender a todos os requisitos estipulados no documento PRO 305.00.002, disponível na intranet. Além disso, é fundamental que o curso solicitado se enquadre nas atividades do colaborador e seja de interesse do Tecpar.