Tecpar apresenta projetos ao Ministério da Saúde 16/03/2022 - 14:09

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, para conhecer projetos estratégicos do instituto para a saúde pública brasileira. Os dois principais assuntos tratados foram a produção de vacina antirrábica animal ao Ministério da Saúde e o projeto para fornecimento da vacina pentavalente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Na visita, o secretário conheceu a planta produtiva da vacina antirrábica animal, no câmpus CIC do Tecpar. O instituto possui o único laboratório público oficial para produzir a vacina antirrábica animal no Brasil e em 2021 forneceu 19 milhões de doses ao Ministério da Saúde, com um imunobiológico cujo processo produtivo é patenteado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Em outra frente, o Tecpar está com edital de chamamento público para selecionar empresas farmacêuticas interessadas em produzir a vacina pentavalente. O imunizante aplicado em bebês protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia/meningite.

Medeiros salientou que o Tecpar é um parceiro histórico do Ministério da Saúde e que o governo federal tem buscado fortalecer os laboratórios públicos com o objetivo de fornecer insumos para a saúde pública brasileira.

"Na visita de hoje foi possível conhecer o portfólio do Tecpar, como a vacina antirrábica animal, insumo extremamente relevante no controle de uma doença grave no Brasil. Além disso, a visita teve como papel avaliar colaborações futuras para fortalecer o Complexo Industrial da Saúde. O Paraná, por meio do Tecpar, é um parceiro importante com o qual o Ministério da Saúde buscar estreitar cada vez a relação", ressaltou.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, que conduziu a reunião de apresentação e a visita à fábrica do instituto, destacou um dos seus pilares de atuação é o desenvolvimento de novas tecnologias para a saúde pública brasileira. "O Tecpar, como laboratório público oficial, tem uma parceria histórica com o Ministério da Saúde com a produção da vacina antirrábica animal e busca diversificar seu portfólio para fortalecer o Complexo Industrial da Saúde brasileiro”, salientou.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o presidente do Conselho de Administração do Tecpar, Haly Abou Chamy; o diretor Industrial da Saúde, Iram de Rezende; o diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa; o diretor de Administração e Finanças, Daniel Romanowski; o gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos, Aurélio Zeferino; o gerente da Divisão de Controle da Qualidade, Jairo Labiak; e os assessores da Diretoria Industrial da Saúde Jorge Minor Fernandes Inagaki e Elis Esmanhoto.

GALERIA DE IMAGENS