Tecpar apresenta projetos na área da saúde ao Ministério da Saúde 17/03/2023 - 11:22

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou seus projetos na área da saúde ao Ministério da Saúde, com o intuito de fortalecer a parceria com o órgão como laboratório público oficial fornecedor de insumos estratégicos à pasta.

O diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Pedro Almeida, realizou uma visita ao Parque Tecnológico da Saúde nesta quinta-feira (16) para conhecer os projetos do Tecpar e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

No Tecpar, o assessor da Diretoria Industrial da Saúde, Jorge Inagaki, apresentou as ações do Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos, com a produção da vacina antirrábica veterinária. Já a médica veterinária Giselle Nocera apresentou a nova planta do Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários e a importância dos produtos para a Saúde Pública.

A assessora da Diretoria Industrial da Saude Elis Esmanhoto apresentou o projeto da central de envases de vacinas em Maringá. Gerente de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos do Tecpar, Jaiesa Nadolny, detalhou o andamento do Centro de Saúde Pública de Precisão. Jairo Labiak, gerente da Divisão de Controle de Qualidade, apresentou o andamento do projeto de soroneutralização. A assessoria da Diretoria Industrial da Saúde, Meila Bastos de Almeida mostrou as novas possiblidades de entrega de kits diagnósticos, uma vez que a Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública é diretamente ligada ao departamento coordenado por Pedro Almeida.

O acordo de cooperação para desenvolvimento de kits de extração e o chamamento público para parceria de cooperação tecnológica visando a transferência e internalização de tecnologia e/ou P&D para a fabricação e comercialização de Kits Diagnósticos para Dengue, Zika, Chikungunya e Covid-19 também foram apresentados.

Ao final, o diretor-presidente em exercício, Iram de Rezende, colocou o Tecpar à disposição para fortalecer o relacionamento junto ao Ministério da Saúde. “Essa visita é importante para estreitar os vínculos institucionais para que o Ministério da Saúde conte com o Tecpar como laboratório público oficial fornecedor de produtos estratégicos para o SUS”, afirmou.

Na reunião, também esteve presente Francisco Magalhães, da Secretaria da Saúde do Paraná.