Tecpar apresenta soluções na área de ciência e tecnologia ao CNPq 29/03/2022 - 10:42

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, que também é conselheiro deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentou as principais atividades do instituto ao presidente do CNPq, Evaldo Ferreira Vilela, em visita à sede do conselho em Brasília, nesta segunda-feira (28).
O diretor-presidente salientou a importância do relacionamento interinstitucional entre Tecpar e CNPq. "O CNPq e o Tecpar são instituições voltadas à pesquisa, tecnologia e inovação. É importante reforçar cada vez mais o vínculo interinstitucional e a atuação complementar, para fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro", destacou.
Na visita, o diretor-presidente do Tecpar apresentou as ações na área de tecnologia e inovação e ainda as atividades da indústria da saúde, como, por exemplo, a vacina antirrábica animal, cujo processo produtivo o Tecpar tem patente, e as soluções voltadas à sorologia animal - o Tecpar foi o primeiro laboratório do Sul do Brasil a ser credenciado pelos Estados Unidos (entro para Controle e Prevenção de Doenças - CDC) e pela União Europeia (Anses-Nancy) para realizar o exame que comprova que a vacina antirrábica veterinária aplicada no animal gerou resposta imunológica.