Tecpar apresenta soluções para apoiar perícias da Polícia Federal 27/04/2022 - 08:28

Representantes da Superintendência da Polícia Federal no Paraná (SR/PF/PR) estiveram no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na tarde desta terça-feira (26) para conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo instituto, que podem auxiliar nos processos de perícia da corporação. 

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, recebeu a equipe de peritos e ressaltou a importância da parceria e compartilhamento de estrutura e serviços entre instituições públicas. “O Tecpar já participa de iniciativas importantes neste sentido, como o compartilhamento de laboratórios e a parceria com o Ministério Público, a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Científica. A estrutura e corpo técnico do instituto estão à disposição para apoiar a Polícia Federal em suas demandas”, afirmou.

O chefe do Setor Técnico-Científico da SR/PF/PR, Sandro José Nadolny, disse que a corporação se interessou pelos serviços de análise de materiais e alimentos realizadas pelo Tecpar, que podem trazer mais agilidade aos processos de perícia.

“Nossos laboratórios têm perfil para análises químicas de entorpecentes, não sendo adequados para outros materiais. Muitas vezes precisamos enviar amostras para análise em Brasília, o que aumenta o tempo para obter os resultados, além dos custos adicionais de logística”, afirmou Nadolny.

Osmar Junior Klock, chefe do Núcleo de Criminalística da SR/PF/PR, reforçou que a busca por novas soluções visa evitar que se percam os prazos adequados para a realização das análises. “Creio que este compartilhamento vai trazer bons frutos para a sociedade, trazendo mais agilidade e redução de custos para o poder público”, destacou.

Os principais serviços demandados atualmente pela SR/PF/PR são: análise de água, solo, potabilidade de água, alimentos, combustíveis, materiais e polímeros. Todas estas áreas fazem parte do escopo do complexo laboratorial do Tecpar.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião os peritos criminais federais Fabiano Linhares Frehse e Ricardo de Oliveira Mascarenhas; o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Gomes Pessoa; a gerente do centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, Daniele Adão; e o gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto.

Após a reunião, visitantes conheceram os laboratórios do Tecpar.