Tecpar apresenta soluções tecnológicas no Encontro Nacional dos Detrans 11/09/2025 - 13:31

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou, nesta quinta-feira (11), suas soluções tecnológicas para a segurança viária durante o 83º Encontro Nacional dos Detrans, em Foz do Iguaçu. O evento reúne profissionais dos departamentos de trânsito de todo o País e países vizinhos, além de especialistas do setor e prefeitos de diversas cidades.

Com experiência de mais de quatro décadas no segmento, o Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária, sendo o único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço ao mercado público e privado.

Durante a palestra, o diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, compartilhou as soluções desenvolvidas pelo instituto para tornar as cidades mais eficientes em relação ao trânsito e à mobilidade urbana, e destacou a sólida parceria entre o Tecpar e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), mantida há mais de 20 anos. Atualmente as duas instituições mantêm um contrato que prevê a avaliação da qualidade dos materiais utilizados em sinalização viária em 247 cidades do Paraná.

“O Tecpar é responsável pela análise tecnológica e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização dos municípios indicados pelo Detran. Nossos técnicos também fazem vistorias técnicas para verificar se a sinalização aplicada em vias urbanas e rodovias está em conformidade com a legislação vigente. Todos esses esforços visam colaborar para trazer mais segurança viária aos municípios paranaenses”, afirmou.

Marafon também ressaltou que as duas instituições também trabalham juntas em estudos para viabilizar a implantação da tokenização de veículos no Paraná, com parceiros financeiros e tecnológicos. A proposta é criar um Passaporte Veicular Digital, um token único do veículo que reuniria seus dados em blockchain (registro digital das informações de maneira criptografada), além de possibilitar novas funcionalidades para financiamentos e transferência de propriedade mais rápida e digital.

No mesmo evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou R$ 100 milhões para reforçar a sinalização viária nos 399 municípios do Estado. O recurso faz parte do programa Sinaliza Paraná, do Detran-PR, e deve ser utilizado para a implantação de sinalização horizontal e vertical, através de pinturas nas vias e instalação de placas. Todos os municípios do Estado poderão formalizar o termo de cooperação através do edital de chamamento público, disponível no site do Detran-PR.

SINALIZAÇÃO VIÁRIA - Os laboratórios do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar utilizam as tecnologias disponíveis para analisar tintas e materiais usados em sinalização viária, e conferir se são atendidos os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais legislações.  A equipe técnica do Tecpar também auxilia os municípios nas licitações de compras públicas municipais, contribuindo para a eficiência e garantia da aplicação adequada dos recursos. O instituto oferece apoio na elaboração de editais de licitação e acompanha todo o processo de instalação, desde a compra e instalação das placas, até a pintura no asfalto.

EVENTO - Organizado pela Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND), junto com o Detran-PR, o 83º Encontro Nacional dos Detrans tem caráter internacional, com foco na integração entre os países do Mercosul, reunindo autoridades dos 27 estados e de países vizinhos.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes ao evento os demais diretores do Tecpar: Lanes Randal Prates Marques (Tecnologia e Inovação); Iram de Rezende (Industrial da Saúde); Celso Kloss (Novos Negócios e Relações Institucionais) e Erland Manys (Administração e Finanças).