Tecpar apresenta soluções tecnológicas no encontro Governo 5.0 17/11/2022 - 13:53

O Paraná quer se consolidar cada vez mais como exemplo de sustentabilidade no Brasil e no mundo. Esse foi o destaque do governador Carlos Massa Ratinho Junior na abertura oficial do encontro Governo 5.0 — Desenvolve Paraná — Sustentabilidade a Serviço da População, nesta quinta-feira (17), em Foz do Iguaçu.

O evento reúne prefeitos dos 399 municípios, secretários de Estado e deputados e tem a sustentabilidade como tema principal. O Tecpar participa do encontro com um stand onde são apresentadas aos participantes as soluções em saúde, tecnologia e inovação desenvolvidas pelo Instituto e disponíveis aos gestores.

“Esta é a oportunidade de consolidar a conquista do Paraná como o Estado mais sustentável do Brasil, fruto do trabalho feito com o Legislativo e com os prefeitos para criar um ambiente em que a preservação seja respeitada”, afirmou o governador. "Sustentabilidade não é um ponto final, mas um caminho que deve ser percorrido diariamente por todos nós, gestores públicos. O mundo enfrenta os desafios das mudanças climáticas e passa por uma transformação energética sem precedentes, o que exige grandes esforços de toda a sociedade para construir políticas mais inovadoras".

Por dois anos consecutivos, o Paraná foi considerado o Estado mais Sustentável do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, e também recebeu o reconhecimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo global de sustentabilidade. As conquistas são reflexos de programas que buscam a conservação do meio ambiente, a geração de energia limpa e a preservação das espécies nativas.

“A proposta desse encontro é nos ajudar a pensar o Paraná não só para os próximos quatro anos, mas para as próximas décadas. É com as pequenas coisas que vamos transformar o Estado em referência em sustentabilidade”, disse. “E o meu compromisso com todos os prefeitos e prefeitas do Paraná é trabalhar, nos próximos anos, estar próximo e levar muitos investimentos aos municípios”.

GOVERNO 5.0 – O encontro é promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com apoio do Governo do Estado. É patrocinado pela Assembleia Legislativa do Paraná, Itaipu Binacional, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Celepar, Cohapar, Compagás, Gov Fácil, Inesfly, Copel, Fomento Paraná, Itaipu Binacional, Portos do Paraná e Sanepar.

Iniciada na quarta-feira (16), a programação segue até sexta-feira (18) e vai contar com workshops e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon.

PRESENÇAS – O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, participou da abertura oficial do evento, que também contou com a presença do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os presidentes da Confederação Nacional dos Municípios, Roberto Zilkoski; do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes; e do Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná, a prefeita de Astorga Suzi Pucillo; e demais autoridades do Estado e dos municípios, além de servidores do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa.

GALERIA DE IMAGENS