Tecpar certifica sistema de gestão de qualidade da Fiocruz 23/03/2021 - 11:44

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) concedeu à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a Certificação de Conformidade na área de gestão de pessoas. Emitido pelo Tecpar Certificação, o documento atesta que o Sistema de Gestão implementado pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da instituição (Cogepe/Fiocruz) está em conformidade com a norma internacional IS0 9001:2015. A entrega simbólica do documento foi em uma cerimônia remota, nesta segunda-feira (22).

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que ao obter a recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade da Cogepe, a Fiocruz evidencia sua preocupação com a melhoria contínua em seus processos.

“Para nós é muito importante conceder esta certificação em um momento em que a Fiocruz tem sido tão importante para a saúde pública brasileira. Desse modo, o Tecpar atesta o compromisso da fundação com a excelência e reforça a parceria entre as instituições, que há anos atuam de forma colaborativa em diversas áreas para aperfeiçoar os serviços entregues à sociedade”, afirma Jorge Callado.

PROCESSO - Para garantir que todas as exigências da ISO 9001:2015 fossem cumpridas, em novembro de 2020 o Tecpar fez uma auditoria de recertificação de acordo com o escopo solicitado pela Fiocruz. Por conta da pandemia, as reuniões de auditoria ocorreram em formato remoto. O escopo delimita a atuação do Sistema de Gestão de Qualidade definido e os processos abrangidos.

Neste caso, o escopo da auditoria abrangeu processos como planejamento, captação, seleção e alocação de pessoal; gerenciamento de carreiras; avaliação de desempenho; desenvolvimento de pessoas e de educação corporativa.

Inclui ainda o gerenciamento funcional, processamento de folha de pagamento de servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão, atenção à saúde do trabalhador, promoção de ambiente organizacional e da qualidade de vida dos trabalhadores.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas na Fiocruz, Andréa da Luz Carvalho, enalteceu a conquista da recertificação pela unidade, especialmente em um momento de pandemia no qual a reestruturação da organização do trabalho vem sendo um desafio adicional para toda a instituição. “Esse reconhecimento foi muito importante para demonstrarmos que seguimos empenhados na melhoria contínua e no acompanhamento de nossos processos. E gostaria de agradecer o empenho de cada trabalhador da Cogepe”, disse.

REFERÊNCIA INTERNACIONAL - A ISO 9001 é a norma internacional de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, fundamental para organizações que desejam comprovar sua eficiência em fornecer produtos e serviços que atendam aos requisitos legais e regulatórios.

A normativa adota um ciclo de melhoria contínua e integra o pensamento baseado em risco, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização baseada nos pilares da sustentabilidade. Pode ser requerida por qualquer empresa pública ou privada, independentemente de seu ramo de atividade, setor ou porte.

Ter a certificação ISO 9001 é fundamental para aumentar a confiança do cliente e a capacidade da empresa em fornecer produtos e serviços em conformidade com requisitos pré-estabelecidos, tornando-se um diferencial no segmento em que atua.

TECPAR CERTIFICAÇÃO - O Tecpar Certificação é a divisão do instituto responsável pela certificação de produtos e sistemas, atestando que estão em conformidade com requisitos nacionais ou internacionais. Atua em todo o Brasil desde 1997, e atualmente é acreditado para oferecer certificações pela ISO 9001 em 22 ramos de atividades, além de avaliações técnicas. 

PARCERIA - Tecpar e Fiocruz mantêm diversas ações conjuntas nas áreas da saúde, pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo projetos voltados ao diagnóstico e enfrentamento ao novo coronavírus. Destaque para a implantação, no ano passado, da Unidade de Apoio para o Diagnóstico da Covid-19, no Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar.  A planta surgiu partir da colaboração entre Tecpar, Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz/PR e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Como resultado, o Estado alcançou o status de referência nacional na realização de testes do tipo RT-PCR ao longo de um ano de pandemia da Covid-19.