Tecpar debate como tecnologia torna cidades mais inteligentes 19/03/2019 - 11:30

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) participará da segunda edição brasileira do Smart City Expo Curitiba 2019, evento internacional inteligentes do mundo, que acontece nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), na Expo Barigui. O Tecpar debaterá como diferentes tecnologias podem beneficiar o gerenciamento de tráfego, os serviços de informação, a tomada de decisão pública e os serviços públicos.

A Copel, a Sanepar e a Celepar também participarão do evento para mostrar o que o Governo do Estado tem realizado na área de inovação.

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, será um dos mediadores das palestras do evento. Ele participará da plenária principal no segundo dia, a partir das 9h45, presidindo a sessão que discutirá o tema “Governança em sociedades digitais: transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”.

O debate abordará como a transformação digital pode ser um direcionador de mudança para projetar e construir governos locais mais eficientes e serviços públicos mais responsivos. Entre os temas abordados estão laboratórios públicos, laboratórios vivos, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes, big data, gerenciamento e análise de dados, cidade em tempo real, governo aberto, governança inteligente e governança metropolitana.

Inovação

Para Cammarota, a participação no evento é uma grande oportunidade para as estatais do Governo do Estado estarem inseridas nas discussões sobre inovação em âmbito mundial. “É uma troca de experiência entre grandes players, nacionais e internacionais, para pensarmos juntos soluções que tragam melhor qualidade de vida e de desenvolvimento social para o país”, destaca.

Confira aqui detalhes da participação das estatais do Paraná no evento.

EXPO Curitiba 2019

Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.

O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas.

A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras.

O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site.

A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas.

Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. O preço dos ingressos até o dia 20 de março é de R$1200, enquanto nos dois dias de evento será de R$1.500. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento,  após a realização da inscrição.