Tecpar e Celepar estudam parceria para novas soluções em internet das coisas 03/08/2021 - 12:50

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Celepar estudam uma parceria estratégica para o desenvolvimento de projetos conjuntos em Internet das Coisas. O tema foi tratado durante reunião realizada nesta terça-feira (8), entre diretores do Tecpar e o gerente de Inovação da Celepar, Reginaldo Rogério dos Santos. 

Recentemente, a Celepar implantou, dentro da gerência de Inovação, uma área de Internet das Coisas (IoT), composta por especialistas focados em buscar soluções para Governo do Estado, em especial com a implantação da rede 5G no Brasil.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, colocou a estrutura do Instituto à disposição da Celepar e reforçou a importância da parceria entre os órgãos do Estado para fazer a inovação avançar em todas as áreas, no setor público e na iniciativa privada.

“A implantação de tecnologias de internet das coisas vem transformando globalmente todo o setor produtivo, contribuindo para redução de custos, automatização de processos e novas percepções nos negócios. Nossa responsabilidade é fomentar o uso dessas novas tecnologias no Paraná, especialmente em setores fundamentais para o desenvolvimento do Estado, como indústria e a agricultura”, destaca Jorge Callado.

O gerente de Inovação da Celepar explica que a empresa tem trabalhado para conhecer o que as instituições do Paraná estão fazendo e estabelecer parcerias para novos projetos. “Queremos entender as iniciativas que estão acontecendo nos órgãos do Estado e conhecer suas necessidades com o objetivo de estruturar novas soluções em IoT. Acreditamos que o Tecpar pode ser um grande parceiro da Celepar nesta missão de tornar o Paraná o Estado mais moderno e inovador do País”, afirma Santos.  

INTERNET DAS COISAS – O objetivo da Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things – IoT) é conectar o mundo físico ao tecnológico por meio da internet. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor de IoT cresce cerca de 40% ao ano. Especialistas acreditam que até 2023 serão mais de 20 bilhões de dispositivos IoT em todo mundo.   

Para atender os avanços da IoT, a implementação da rede 5G é imprescindível, já que as redes atuais não são mais suficientes para transmitirem a grande quantidade de dados gerados a todo momento. A chegada a rede 5G deve expandir o uso da Internet das Coisas, facilitando o uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real e a integração de smartphones e milhões de objetos a eles conectados, como carros e casas inteligentes.

QUINTA GERAÇÃO – 5G é a rede celular de quinta geração que permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão atual de quarta geração (4G). Prevista para estar disponível nas 27 capitais brasileiras até julho de 2022, a internet 5G é considerada uma grande oportunidade de transformação e inovação tanto para o setor público quanto privado.  

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o coordenador de IoT da Celepar, Jan Antônio Pereira; o coordenador de Transformação Digital da Celepar, Bruno de Loyola Herides; o assessor de Inovação da Celepar, André Telles; o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa; o diretor de Administração e Finanças do Tecpar, Marcos Bonoski; e o gerente da Agência de Inovação do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira.