Tecpar e Funtec assinam acordo para desenvolvimento regional 23/04/2021 - 16:30

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Funtec Toledo firmaram um protocolo de intenções para fortalecer a articulação entre as instituições e para estabelecer cooperação técnico-científica. A assinatura do termo foi realizada nesta sexta-feira (23), entre o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e o prefeito de Toledo e presidente do Conselho Administrativo da Funtec, Beto Lunitti.

A partir do termo, as duas instituições passarão a desenvolver estudos, projetos e programas voltados à pesquisa tecnológica e científica. "Queremos contribuir com a experiência do Tecpar para o desenvolvimento de ações na área de biodigestores e de geração de energia, bem como com análises laboratoriais. Nossa parceria tem como missão o desenvolvimento regional, com foco na geração de empregos e aumento de renda no Paraná", observa o diretor-presidente do Tecpar.

Entre os itens previstos no acordo está o auxílio no desenvolvimento regional, com apoio a ações voltadas para estudos e projetos nas áreas de biodigestores, geração de energia a partir de dejetos de animais (sobretudo suínos), análises laboratoriais e outras atividades como o desenvolvimento do projeto de certificação de orgânicos junto a programas de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.

“O protocolo de intenções é um passo para o conjunto de ações que visam ao incentivo e ao fortalecimento de um ecossistema empreendedor de Toledo, intensificando o desenvolvimento econômico e social por meio da articulação entre governo, academia e setor produtivo. Neste contexto, a presença do Tecpar é imprescindível, pois o instituto se somará a nós em projetos como o Cidade Inteligente e também aos relacionados a incubadoras e startups que já estão em funcionamento e naquelas que poderão ser implantadas por meio desta parceria”, explica o diretor-executivo da Funtec, Carlos Alberto Nascimento.

Participaram do evento de assinatura do protocolo de intenções o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior; e o diretor executivo da Funtec, Carlos Alberto Nascimento.