Tecpar e Pato Branco dão andamento à proposta de parceria na área de inovação 21/09/2021 - 09:55

Para dar prosseguimento ao projeto de parceria com a prefeitura de Pato Branco na área de tecnologia e inovação, o Tecpar recebeu, nesta terça-feira (20), gestoras da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município.

A diretora de Políticas e Programas para Pesquisa e Desenvolvimento, Katia Heloisa Bertol e a diretora do Parque Tecnológico de Pato Branco, Silvia Scarioto foram recebidas pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa. 

As tratativas da parceria com Pato Branco iniciaram em agosto, com a visita do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti. Na ocasião, ficou acordado que o Tecpar e a secretaria iriam desenvolver um termo de cooperação para ações em conjunto.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, reforçou o interesse do Instituto em compartilhar sua expertise e experiência com o município de Pato Branco, considerado o polo tecnológico do Estado. 

“O Tecpar segue trabalhando alinhado com os municípios, para fortalecer a inovação, o desenvolvimento regional, e transformar o Paraná em um Estado mais moderno e inovador”, destacou Jorge Callado.

A formalização da parceria, por meio do termo de cooperação técnica, ser realizada em data a ser agendada.

Parceria - À frente do projeto Cidades Inteligentes Sustentáveis em Pato Branco, Kátia afirmou que que o município trabalha para a transformação digital. “Para nós é muito importante essa interação com o Tecpar. Acreditamos que essa disseminação do conhecimento entre os parques tecnológicos e laboratórios de inovação do Estado faz com que o Paraná se torne um grande living lab e mais cidades se tornem inteligentes e sustentáveis”, destacou. 

Silvia, que também está à frente da Incubadora Tecnológica de Pato Branco, falou sobre o objetivo de criar um polo de biotecnologia na cidade e também propôs uma integração com a Incubadora Tecnológica do Tecpar. “Com o nosso parque tecnológico, queremos aumentar as conexões entre startups, e fortalecer nossas ações em Tecnologia da Informação (TI) ”, salientou.

Visitas - Após a reunião com os diretores no câmpus CIC, as visitantes conheceram alguns dos laboratórios do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, do Centro de Tecnologia de Materiais e do Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos, onde é produzida a vacina antirrábica.

Elas também estiveram no câmpus Juvevê, onde conheceram os laboratórios responsáveis pelo controle da qualidade dos produtos e insumos de produção do Tecpar e clientes externos. No local também são realizados os testes de Sorologia Antirrábica.