Tecpar e Prefeitura de Curitiba avaliam parceria para melhorias no trânsito 10/02/2022 - 15:10

A Prefeitura de Curitiba e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) avaliam possibilidades de soluções conjuntos voltados ao trânsito da capital paranaense. Nesta quinta-feira (10), o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, esteve no instituto para apresentar demandas em soluções tecnológicas para o órgão.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou a experiência do instituto na área de trânsito. “O Tecpar atua, por exemplo, com a certificação e validação de metodologias de equipamentos e softwares que fazem o controle e o monitoramento na gestão de trânsito, bem como realiza a avaliação da qualidade da sinalização viária”, salientou.

O secretário, que também é coronel da reserva da Polícia Militar do Paraná e já comandou a corporação, destacou que sempre utilizou tecnologias desenvolvidas pelo Tecpar, de forma direta ou indireta. Agora, ele pretende levar as soluções do Instituto para a nova área em que atua. 

“Nossa vocação à frente da secretaria é fazer a aproximação entre o follow up de produtos do Tecpar com as necessidades de Curitiba na área tecnológica, seja na área de Defesa Social, Trânsito ou qualquer outra que venha gerar benefício e qualidade de vida à nossa população. E não vemos nenhum lugar melhor para desenvolver tecnologia do que o Tecpar”, afirma Matos.

RADARES DE VELOCIDADE – Em 2021, a divisão de certificação do Tecpar desenvolveu uma metodologia para verificar a eficiência de equipamentos e softwares que fazem o controle e o monitoramento na gestão de trânsito, como radares de velocidade. São avalições técnicas que podem ser replicadas em qualquer cidade, melhorando a confiabilidade dos equipamentos utilizados na fiscalização eletrônica de trânsito nos municípios.

O primeiro município a utilizar a metodologia desenvolvida pelo Tecpar foi Curitiba. A prefeitura passou a atualizar o sistema utilizado para a gestão do trânsito e contratou o instituto para fazer os testes de campo dos equipamentos que serão implantados.

O serviço é destinado, principalmente, a prefeituras que estão modernizando ou implantando sistemas de gestão de trânsito e precisam comprovar a eficácia das soluções apresentadas pelas empresas do segmento. Dessa forma, o poder público pode verificar se a especificação oferecida pela empresa de fato está sendo cumprida.

Os testes de campo contaram com o apoio da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran). Foram feitas simulações e filmagens simultâneas com veículos, motocicletas, caminhões e ônibus, com o objetivo de verificar se o equipamento proposto capta efetivamente o perfil de cada veículo que transita em vias públicas.

Entre as funções avaliadas estão: a fiscalização de excesso de velocidade e de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de travessia de pedestres na mudança de sinal, conversão proibida e retorno proibido. Também podem ser avaliadas situações como tempo de permanência em determinada coordenada geográfica e questões relacionadas à identificação de veículos clonados.

SINALIZAÇÃO VIÁRIA – O Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária e de desempenho da sinalização implantada, sendo único na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil.

As soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar auxiliam órgãos públicos a reduzir gastos e melhorar a qualidade e eficiência de materiais adquiridos por meio de licitação. As análises verificam a conformidade destes produtos com as normas e padrões vigentes, a fim de garantir maior durabilidade e desempenho do produto, desde a sua aplicação até a resistência ao tempo e intempéries.

A avaliação prévia dos insumos pode evitar que as prefeituras desperdicem recursos com a aquisição de materiais com imperfeições e sem conformidade técnica, que podem se desgastar mais rápido e colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres. Por meio de consultoria técnica e assessoria o Tecpar também apoia prefeituras e órgãos públicos na elaboração de seus editais de licitação.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, José Semmer Neto; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior, a gerente do Tecpar Certificação, Lorena Dambiski; o coordenador de certificação de produtos do Tecpar Certificação, Fábio Corrales e gerente do setor de Gestão de Contratos do Tecpar, Eduardo Correa.

GALERIA DE IMAGENS