Tecpar e Sanepar entregam ao MP relatório com resultado da análise da água dos rios 25/11/2022 - 09:18

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) entregaram ao Ministério Público do Paraná nesta quinta-feira (24) o relatório sobre a qualidade da água dos rios onde a empresa faz captação de água. Ele foi entregue ao procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e ao procurador Olympio de Sá Sotto Maior.

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, ressaltou a transparência nas ações da Companhia, para garantir a saúde da população do Paraná. “A intenção é termos o monitoramento da qualidade dos mananciais de forma a contribuir para a prevenção de doenças relacionadas à água. Fortalecemos, assim, o nosso compromisso com a distribuição de água de qualidade”, disse.

O relatório apresenta o resultado das análises de amostras de água coletadas em pontos de captação de 135 mananciais. São 43 parâmetros.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que as análises apresentadas no relatório incluem parâmetros que vão além do exigido pela legislação. “O trabalho está sendo ampliado com o objetivo de fornecer informações para a tomada de decisão da Sanepar quanto ao uso destes mananciais”, disse.

A Sanepar e o Tecpar firmaram um convênio em 2021 que prevê uma série de ações de melhoria da qualidade da água dentro do Plano de Segurança da Água (PSA) da Companhia. Estão sendo feitas análises laboratoriais físicas, físico-químicas e microbiológicas de águas superficiais.

O instituto também analisa os dados das medições obtidas por 14 sondas instaladas nos mananciais ou reservatórios de interesse da Sanepar, com resultados de análises de solo que avaliam a presença de resíduos de agrotóxicos e de metais pesados que eventualmente possam migrar para os corpos d’água.