Tecpar e Socipar assinam acordo para difundir selo de inovação para empresas do Paraná 18/05/2021 - 15:54

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) assinaram, nesta terça-feira (18), protocolo de intenções para articular ações conjuntas para o desenvolvimento tecnológico no Estado. Entre as ações previstas no acordo está a cooperação para a difusão do Selo de Inovação Tecpar para as empresas de Paranavaí e região.

O Selo de Inovação Tecpar foi criado em 2020 e a iniciativa é voltada para empreendedores e empresários interessados em avaliar o potencial inovador de seus produtos ou conceitos.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, salienta que, com o acordo, as empresas da região de Paranavaí vão conhecer mais o Selo de Inovação, com apoio do Tecpar para a análise e validação de projetos inovadores. “O Selo de Inovação é mais uma ferramenta de apoio aos empresários que buscam validar suas ideias inovadoras na área de tecnologia. A validação do Tecpar representa um diferencial para o empresário na fase de busca de novos parceiros e, com o acordo, queremos apoiar as empresas da região de Paranavaí no desenvolvimento de seus negócios”, destaca.

Demerval Silvestre, presidente da Socipar, observa que o acordo viabiliza uma aproximação ainda maior entre o Tecpar e as empresas paranaenses. “Essa relação com a sociedade civil e as empresas paranaenses se fortalece com esse acordo. Já temos empresas interessadas no Selo de Inovação Tecpar, que é uma chancela para os empresários”, ressalta.

Para o vice-presidente da Faep/Senar, Ivo Pierin Junior, a obtenção do Selo de Inovação do Tecpar pelas empresas agregará valor aos produtos paranaenses. “O Tecpar é uma instituição reconhecida nacionalmente e, ao conseguir o selo, a empresa recebe a validação de seus processos inovadores”, avalia.

O diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Junior, explica que a parceria vai difundir o Selo de Inovação junto à sociedade empresarial paranaense. “Os clientes buscam obter o Selo porque querem avaliar seu produto ou conceito e ter um diferencial de mercado. O acordo assinado entre Tecpar e Socipar vai levar o apoio tecnológico do instituto às empresas do Paraná”, afirma.

SELO DE INOVAÇÃO – A metodologia é composta por seis aspectos, que são analisados e pontuados, dentro de dois grupos distintos: da viabilidade e da inovatividade.

O grupo da viabilidade analisa aspectos técnicos, econômicos, financeiros e a questão de patentes. É estudado, por exemplo, o custo e a acessibilidade à matéria-prima de um produto e à mão de obra necessária para produzi-lo.

O segundo grupo, que é o da inovatividade, avalia o potencial de inovação do produto, analisando, entre outros quesitos, se existem outros produtos semelhantes no mercado, e a possibilidade de surgirem concorrentes. 

O empreendedor também toma conhecimento sobre possíveis barreiras de seu produto, se infringe alguma patente, legislação ou se apresenta risco aos clientes. Com estas informações, o empreendedor tem elementos para tomar a decisão de implantar melhorias ou de reformular ou encerrar o projeto.

NÍVEIS DO SELO – Cada proposta ou produto é classificada em um dos três níveis do Selo de Inovação: Conceito Inovador, Protótipo Inovador ou Produto Inovador.

Inventores que já criaram o conceito de sua invenção podem pleitear o “Selo Conceito Inovador”. É o caso do empreendedor que, embora ainda não tenha um produto ou protótipo, já tem uma ideia de uma solução ou de como aquilo deve funcionar. Os especialistas do Tecpar vão analisar se o conceito é inovador ou se tem potencial inovador. A ideia é pontuada por uma métrica de avaliação e recebe uma nota de inovatividade.

O segundo nível é o “Selo Protótipo Inovador”. Neste caso, o empreendedor já tem um protótipo de produto, ou seja, uma ideia já materializada. Não precisa ser um produto acabado, mas que demonstre, minimamente, o funcionamento do seu conceito. A avaliação do selo é feita de uma maneira mais precisa, já que é possível observar as condições de funcionamento do protótipo.

O “Selo Produto Inovador” é o terceiro nível, destinado às empresas que já têm o seu produto pronto, estão produzindo e vendendo. São empresários que têm a intenção de avaliar se o seu produto tem ou não um apelo inovador, para usar esse resultado como potencial de marketing.

PRESENÇAS – Participaram da reunião de assinatura também a reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino; o assessor especial da Unespar, Marcos Henrique Camargo; Bruno Rossi, que representou o deputado estadual Ricardo Arruda; e Luciana Mançaneira, também da Socipar.