Tecpar e UEL debatem parceira para implementação de laboratório multiusuário 13/04/2022 - 13:51

Representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estiveram no Tecpar nesta terça-feira (12), para apresentar uma proposta de parceria para a implementação de um laboratório de multiusuário em microbiologia, para o desenvolvimento de tecnologias biológicas. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.   

A reunião é um desdobramento do acordo de cooperação firmado entre o Tecpar e a prefeitura de Londrina, no mês de março. O objetivo da parceria é identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

No Tecpar, a reunião contou com a presença da diretora de Planejamento de Integração Acadêmica Universidade Estadual de Londrina, Cristianne Cordeiro Nascimento, e do pesquisador em biologia microbiana e assessor da Agência de Inovação Tecnológica da UEL, Admilton Oliveira e do diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa.

O diretor-presidente do Tecpar reforçou a importância do trabalho conjunto entre o Instituto a universidade, em prol da inovação tecnológica. “Esse compartilhamento de informações, expertise e de infraestrutura é fundamental para acelerar o desenvolvimento científico no Estado e reforçar a atuação do Paraná como estado inovador ”, afirmou.

O pesquisador da UEL detalhou o projeto, e destacou a importância da parceria entre as instituições para a produção científica do Paraná. “A proposta é implantar um laboratório de prototipagem em bioinsumos, para atuar na maturidade tecnológica de projetos de pesquisa de institutos de tecnologia (ICT’s) paranaenses, públicos de outros estados e parcerias público-privadas, afim de facilitar o licenciamento de qualquer projeto relacionado a bioinsumos”, explicou Oliveira.

ACORDO - Além de identificar oportunidades, o acordo firmado com a prefeitura de Londrina permite observar quais são os principais desafios do município e as instituições que poderão somar competências para a implementação do processo de inovação, pautado pela pesquisa.

Na mesma ocasião, em Londrina, o diretor-presidente do Tecpar se reuniu com o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, para tratar sobre novas formas de aproximar o desenvolvimento de projetos científicos e de inovação nas várias áreas do conhecimento, integrando pesquisadores, laboratórios e infraestrutura.

GALERIA DE IMAGENS