Tecpar e UFPR firmam parceria para ações em infraestrutura e desenvolvimento sustentável 07/11/2022 - 11:16

O Instituto de Tecnologia do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), firmaram, nesta segunda-feira (7), uma parceria para o desenvolvimento de projetos nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. O acordo prevê ações de pesquisa, capacitação, desenvolvimento tecnológico e inovação, gestão, supervisão e certificação de projetos e obras.

A parceria com o Tecpar se dará por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI/UFPR), braço da UFPR que atua em empreendimentos de infraestrutura de transportes, com áreas de atuação voltadas à elaboração de projetos de engenharia, de estudos de viabilidade e de gestão ambiental.

O Tecpar apoiará o trabalho realizado pelo ITTI, colocando à disposição as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar, como, por exemplo, pela unidade de Certificação de Produtos e Sistemas de Gestão, pelo Centro de Tecnologia de Materiais e pelos seus laboratórios.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que o instituto tem modernizado sua infraestrutura laboratorial constantemente, com equipamentos de alta precisão e profissionais especializados em ensaios tecnológicos, com a finalidade de contribuir para a prestação de serviços de qualidade para a população.

"É muito importante haver a parceria entre instituições públicas. Como laboratório público de referência, o Tecpar é credenciado pelos principais órgãos de controle, como Anvisa e Inmetro, para realizar uma ampla gama de avaliações de conformidade, certificações e ensaios laboratoriais. Toda sua estrutura, com seu complexo laboratorial de ponta e corpo técnico qualificado, está à serviço da sociedade", salientou.

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, cooperações com instituições públicas como o Tecpar são importantes para unir competências na área de tecnologia. "Esse convênio é muito importante e espero desdobrá-lo em outras iniciativas, uma vez que a UFPR e o Tecpar têm inúmeros pontos de intersecção que podemos aprofundar e explorar", destacou.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Na área de segurança viária, o Tecpar realiza auditorias de avaliação de conformidade para empresas que buscam a Certificação ISO 39001, norma internacional que indica os requisitos para um sistema de gestão de segurança viária eficiente. Na busca por reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes e estabelece ações de segurança no trânsito, a norma engloba fatores como o respeito à velocidade, o uso de equipamentos de segurança, por exemplo.

SUSTENTABILIDADE – Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, o Tecpar certifica empresas que quantificam os impactos de suas atividades no meio ambiente e executam ações voltadas para a conservação da biodiversidade. O reconhecimento é feito por meio da Certificação Life, que reconhece organizações que promovem ações voluntárias e efetivas neste sentido.

A proposta é avaliar os impactos à biodiversidade por parte da organização, seguida da mitigação ou compensação destes impactos, por meio de uma série de ações concretas para a conservação da biodiversidade. Desde 2012, o Tecpar é acreditado pelo Instituto Life para este tipo de avaliação. O sistema é adaptável a todos os países e sua realidade ambiental e a todos os setores da economia.

MATERIAIS – As soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar auxiliam empresas e órgãos públicos a reduzir gastos e melhorar a qualidade e eficiência de materiais adquiridos por meio de licitação.

As análises verificam a conformidade destes produtos com as normas e padrões vigentes, a fim de garantir maior durabilidade e desempenho, desde a sua aplicação até a resistência ao tempo e intempéries.

Entre os materiais avaliados estão os cones e cilindros utilizados para organização do tráfego em vias urbanas e rodovias. No Paraná, o Tecpar faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) e Polícia Militar do Paraná (PM-PR).

O Tecpar também é referência em avaliações de materiais para sinalização viária e de desempenho da sinalização implantada, sendo um dos mais reconhecidos no Brasil.  Esse serviço atesta a qualidade destes produtos para a indústria, comerciantes e fornecedores que participam de licitações, além de órgãos públicos.  

EDITAIS – O serviço de consultoria técnica e assessoria do Tecpar apoia prefeituras e órgãos públicos na elaboração de seus editais de licitação, auxilia gestores e servidores públicos sobre como definir critérios mínimos de qualidade para a aquisição de produtos.

Eles são orientados pelo Tecpar em todo o processo de compra, da elaboração do Termo de Referência, com a descrição técnica do produto, até a análise de conformidade dos materiais entregues após a compra. O objetivo é contribuir para a eficiência nas compras públicas e garantir a aplicação adequada dos recursos públicos.

PRESENÇAS – Participaram do evento, além do diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, Robson Seleme, superintendente do ITTI; Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI; Iram de Rezene, diretor Industrial da Saúde do Tecpar; Carlos Pessoa, diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar; e Adrianne Correia Pereira, procuradora jurídica do Tecpar.