Tecpar e Universidade de Caxias do Sul avaliam desenvolvimento de projetos conjuntos 30/11/2022 - 07:58

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), firmaram, nesta terça-feira (29), uma parceria a realização conjunta de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Durante a reunião, o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, relembrou que o instituto sempre foi reconhecido pelo forte apoio à pesquisa científica e tecnológica. “Nesta gestão a aproximação com as universidades foi reforçada, como uma forma de valorizar a produção acadêmica e fomentar a inovação no Estado. Nosso objetivo é contribuir para que os novos conhecimentos sejam aplicados a favor da sociedade, reforçando a missão do Tecpar como promotor da inovação”, afirmou.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, destacou o interesse da instituição em conhecer as potencialidades do Tecpar e estreitar a parceria com as estruturas disponíveis no Paraná.

“Fizemos hoje um acordo de interesse mútuo para pesquisas, particularmente em pesquisa de células-tronco. Nós já temos um trabalho de pesquisa de 19 anos com grafeno e de 13 anos com células-tronco. A ideia é trazer esses dois elementos para discussão com os cientistas do Tecpar”, disse ele.

Universidades – Em 2022 o Tecpar estabeleceu diversas parcerias com o setor acadêmico, com o propósito de fomentar a pesquisa, inovação e desenvolvimento no Paraná.

Com a Universidade Estadual de Londrina, por exemplo, o Tecpar vai unir esforços em projetos científicos e de inovação nas várias áreas do conhecimento, integrando pesquisadores, laboratórios e infraestrutura. O instituto também estuda uma parceria para a implementação de um laboratório de multiusuário, para o desenvolvimento de tecnologias biológicas na UEL.

Em outra frente, o Tecpar firmou um acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), voltada para o desenvolvimento de projetos nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

O Tecpar também trabalha na aproximação com universidades estrangeiras, para cooperação internacional em pesquisas e compartilhamento de informações. Recentemente, o instituto recebeu uma comitiva da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, de Lima, Peru.

Rede Multiusuários – Outra ação em parceria com universidades é a Rede Paranaense de Laboratórios Multiusuários, coordenada pelo Tecpar e pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O projeto busca ampliar o suporte para o desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação, a partir das estruturas de pesquisa já existentes.

O foco é o compartilhamento de infraestruturas laboratoriais entre o Tecpar, as universidades estaduais e outras instituições para o desenvolvimento de ensaios direcionados a gerar benefícios para a população.

Integração – Também nesta terça-feira (29), o Tecpar assinou um protocolo de intenções com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale São Francisco, (ICTIVASF) com foco na integração das atividades de pesquisa, tecnologia e inovação entre os dois institutos. O ICTIVASF foi representando pelo seu diretor-presidente, José Mauro Cunha Pereira.

Presenças – Também participaram da reunião o vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul; Asdrubal Falavigna, diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canla; o diretor-presidente da Blinmed, James Ducler Giacomassi, o diretor Industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende, a gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos do Tecpar; Jaiesa Zych Nadolny e a advogada Franciele Corte Batista.