Tecpar é apresentado a embaixador do Uruguai em reunião no Palácio Iguaçu 14/06/2018 - 09:33

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, realizou uma apresentação sobre o instituto ao embaixador do Uruguai, Gustavo Vanerio Balbela, nesta terça-feira (12), no Palácio Iguaçu. A missão diplomática uruguaia busca fortalecer as relações comerciais com o Estado e trocar informações sobre temas políticos, econômicos e culturais.

Antes de se reunir com secretários e diretores de órgãos estatais, o embaixador do Uruguai se encontrou, na segunda-feira (11), com a governadora Cida Borghetti. É a primeira visita de Balbela ao Paraná. “Temos muita experiência a compartilhar, principalmente em relação ao nosso agronegócio, que é referência em todo o Brasil, e muito a ouvir também”, afirmou Cida.

Além das questões comerciais, os secretários e diretores de órgãos estatais apresentaram os potenciais turísticos, culturais e a infraestrutura logística, tecnológica e educacional do Estado. O objetivo é ampliar os acordos bilaterais com o Uruguai.

O diretor-presidente do Tecpar destacou ainda que na reunião foi possível rever parcerias com os uruguaios, como com o Laboratório de Tecnologia do Uruguai. “Por orientação da governadora Cida Borghetti buscamos aprofundar a relação com os uruguaios. Estamos abrindo novas oportunidades de cooperar com o país”, pontuou Felix.

O embaixador e a governadora também discutiram a possibilidade de criar, no futuro, um voo entre Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, e o Uruguai.